terça-feira, 5 de outubro de 2010

Redes Sociais e a Internet 2.0. Por, Rafael de Sued Ramos.





Redes Sociais e a Internet 2.0

A internet evolui a cada a dia, e hoje a internet é bem diferente do que era há alguns anos atrás. Hoje a internet é 2.0. Redes sociais e ferramentas avançadas de comunicação, como o Facebook e Twitter são amplamente utilizadas, moldando o que chamados de internet.

Para falar de Redes Sociais, primeiro precisamos entender um pouco sobre a evolução de como as pessoas utilizam a internet. Quando foi criada, ela era nada mais que um emaranhado de sites com milhares de informações mal organizadas. Com a criação do Google, as pessoas passaram a utilizar diariamente para consulta de um numero ilimitado de informações, aproximando culturas e globalizando o conhecimento. Era possível buscar qualquer informação em segundos, como em segundos estar dentro do arquivo de universidades de museus do mundo todo, ou ler o New York Times no conforto do meu lar aqui no Rio de Janeiro.

A invenção (e disseminação) dos blogs foi o inicio da internet 2.0. Pois em minutos, qualquer pessoa criava um blog, postando informações, opiniões, fotos ou qualquer outro conteúdo que fosse de seu interesse. A internet começava a se democratizar, pois os pequenos usuários tinham o mesmo acesso a publicar suas opiniões que os grandes conglomerados de comunicação.

Com a criação das redes sociais, os usuários passaram a compartilhar informações, conhecimentos, interesses e opiniões de acordo com um interesse em comum. As redes sociais podem ser de relacionamentos (Orkut, Facebook, etc.), profissionais (Linkedin), musicais (Myspace), vídeos (Youtube), entre outros. Assim passaram a ter uma fatia significativa do tempo de navegação dos internautas. Os internautas brasileiros, por exemplo, passam horas por dia apenas em redes sociais.

Portanto, hoje a internet é participativa. O conteúdo que publicamos, define o que é a internet hoje. Com o Tiwitter isso pode ser visualizado de uma forma interessante. Nele, publicamos qualquer coisa com até 140 caracteres. Alguns publicam links interessantes de blogs, sites ou vídeos, outros dizem o que estão fazendo ou sentindo, e alguns até protestam ou denunciam algo que acreditam ser relevante para as pessoas que os seguem. Com isso, conseguimos ver a cada momento os assuntos que são mais discutidos (trending topics) pelos usuários, ou buscar comentários em relação a uma empresa ou produto.

No mês passado o Google lançou mais uma ferramenta para o Youtube, o “Youtube Social. Este é um serviço que integra o youtube com o facebook, criando uma especie de uma sala de estar virtual. Um usuário possui o controle remoto, e decide que vídeos os usuários do grupo estão assistindo e irão assistir depois. Como uma sala de estar física, ele pode passar o controle remoto para outra pessoa, que passa a controlar o conteúdo do youtube. Alem de claro, um chat na lateral da tela para os usuários. Isto se torna basicamente os chats 2.0. Ao invés do usuário enviar os links dos vídeos para que cada um entre ou não, ele decide o conteúdo que está tocando enquanto bate papo com os amigos.

Os programadores vem surpreendendo a cada dia com ferramentas cada vez mais diversas e criativas para facilitar a nossa comunicação. A dúvida que fica é, e a internet 3.0, o que será?

Foto para ilustrar: http://www.youtubesocial.com/

Video interessante a respeito do assunto: http://www.youtube.com/watch?v=V5kabPVohGY

Nenhum comentário:

Postar um comentário