segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TURISMO – PETRÓPOLIS. Por, Francisco Fabrício Rocha.


Muito visitada durante a estação do inverno, a região serrana do estado do Rio de Janeiro atrai turistas pela sua temperatura amena, pela variedade gastronômica, e por sua cultura baseada nos moldes europeus. É neste contexto que a cidade de Petrópolis figura dentre as mais procuradas nesta época do ano.

Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, é também conhecida por Cidade Imperial. Desde que o Imperador pernoitou na fazenda de um padre, de passagem pelo Caminho do Ouro que o levaria às Minas Gerais, ficou encantado com a exuberância e agradabilidade do clima. Foi seu desejo então, adquirir a propriedade para seu uso e, em especial, para o tratamento de sua filha, Princesa Dona Paula Mariana, de cinco anos, sempre muito doente e que se recuperou bem quando lá esteve.

Independentemente da época do ano, era em Petrópolis que moravam os representantes diplomáticos estrangeiros. E fato pouco conhecido é que entre 1894 a 1903, a cidade foi capital do Estado do Rio, em substituição a Niterói, devido à Revolta da Armada.

Com todo seu valor histórico, Petrópolis conta com diversas opções de pontos turísticos, os quais podem destacar: a casa de verão de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, o suntuoso Hotel Quitandinha (que em seus áureos tempos foi considerado o maior cassino da América Latina), o Museu Imperial. Há na cidade também inúmeras opções de restaurantes, chalés e pousadas, onde o turista pode disfrutar do melhor que a serra pode oferecer.

A prefeitura do município também mantém uma série de programas culturais tais como festivais de cinema clássico, gastronômicos e concertos visando sempre agregar mais valor a já cultuada cidade.

Com certeza Petrópolis é uma ótima pedida tanto para um rápido passeio para fugir do agito da capital ou até mesmo para passar alguns longos dias no campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário