sábado, 2 de outubro de 2010

Meio Ambiente. Por, Edilayne Aragão.


Preservação do Meio Ambiente

Sabemos que a cada dia que passa aumenta o interesse das pessoas pela saúde do planeta, porém somos nós os grandes responsáveis pelo estado em que se encontra.

É preciso frisar que apesar de todos esses problemas, temos visto que a cada dia têm surgido formas de preservação, ou formas para amenizar a situação. É do conhecimento de todos que a queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) provoca o aumento da contaminação do ar, gerando uma série de impactos sobre a saúde humana e agravando o aquecimento global. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentesa. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. A velha energia hidrelétrica não está entre as mais poluentes fontes de energia, mas está longe de não causar impactos ambientais e sociais, porém o avanço da tecnologia está tornando viável o investimento em energias limpas como a eólica e a solar.Outro grande poluidor são os automóveis.

Você sabia que dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente?Pois é.O IEEE, maior associação profissional técnica mundial, fez um chamado aos cidadãos do mundo: aceitem o desafio IEEE Green Your World ("Torne Verde o Seu Mundo”).Para participar do desafio, comprometendo-se, assim, com uma mudança ambiental que impactará o nosso futuro, os interessados devem acessar o site www.ieeegreenyourworld.org. e quem gostar do Facebook é só acessar http://www.facebook.com/ieeegreenyourworld e conferir as novidades do IEEE Green Your World ("Torne Verde o Seu Mundo”).
No entando, a educação ambiental se
destina a desenvolver nas pessoas: conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente, e essa educação pode começar dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. No Brasil, existe uma lei específica que trata da educação ambiental. A Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, instituindo a política nacional de educação ambiental. Ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade também está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário