terça-feira, 14 de setembro de 2010

Turismo Visconde de Mauá. Por, Rafael de Sued Ramos.


Visconde de Mauá

Uma das cidades mais bonitas do entorno do Rio de Janeiro, porem nem sempre uma das primeiras a ser lembradas pelos turistas, Visconde de Mauá é um paraiso da Naturesa. Tres pequenas vilas (Visconde de Mauá, Maringá e Maromba), diversas trilhas e cachoeiras, e uma natureza exuberante fazem de Visconde de Mauá um lugar único. Fica localizada no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com o Parque Nacional de Itaiaia entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a aproximadamente 3 horas de carro da capital carioca.

A Cachoeira do Escorrega, provavelmente a mais conhecida da área, fica a 2 km da vila de Maromba. Como o nome mesmo sugere, rocha lisa em conjunto com a força da agua permitem que os banhistas escorreguem até piscina natural.

A Cachoeira Véu da Noiva é considerada por vários a mais radical. A queda d’agua de 30 metros proporciona uma sensação única, numa região envolta por Pinheiros e Araucárias.

Para quem busca uma aventura maior, o Valedo Acantilhado é a melhor opção. Para chegar la passa-se por uma trilha complicada, com subidas íngremes, mas a paisagem compensa qualquer esforço. Alem das diversas cachoeiras, há uma estrutura com bar para servir aos turistas.

Maringá é a vila que concentra a maior parte dos hotéis, restaurantes e lojinhas. Porem se a ideia é se isolar, existem sempre opções de hotéis mais afastados. De chalezinhos, pousadas, até hotéis de luxo, de acordo com o desejo do turista.

Os restaurantes da região, alem de oferecerem pratos clássicos de inverno e ótimos vinhos, e conhecida pela gastronomia local com o famoso pinhão, bolo húngaro e o queijo de cabra.

A alta temporada vai de maio a Setembro, onde ocorrem festivais como a Festa do Pinhão (ocorre normalmente em torno do dia 15 de maio), Festa de São João (durante quase todo o més de junho em Maringa) e da Temporada da Truta (setembro).

Para informações sobre atrações, hoteis e muito mais sobre esta linha regiao, visite os sites www.viscondedemaua.org.br e www.viscondedemaua.com.br.

Foto para ilustrar: http://www.viscondedemaua.org.br/fotos/alta_02.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário