terça-feira, 14 de setembro de 2010

Evoluções Tecnologicas e Copas do Mundo. Por, Rafael de Sued Ramos.




Evoluções Tecnologicas e Copas do Mundo

A Copa do Mundo é o evento esportivo com maior audiencia de mídia no planeta e sempre esteve ligada a inovações tecnologicas de mídia. A Copa de 2014, que será no Brasil, será marcada pela disseminação e compartilhamento da informação atraves de tecnologias móveis, possibilitado pela crescente utilização de tecnologias móveis como celulares inteligentes e com transmissões 3G (e nos próximos anos 4G).

A exemplo do que ocorreu na Copa da Africa em 2010, na Copa de 2014 o conteúdo será disseminado em todas as mídias possiveis, de forma convergente e praticamente instantanemente, para um publico de bilhões de pessoas.

A Copa de 1966 foi a primeira a ser transmitida via satélite, porem apenas para a Europa. A Copa de 1970 foi a primeira a ser transmitida à cores, neste caso para varias partes do mundo. Em 1974, a Copa foi amplamente transmitida por telões em praças publicas por todo Brasil, que impulsionada pela goleada brasileira em cima da Italia na final, por 4 a 1, resultou em uma grande comemoração espontanea nas ruas por todo Brasil. Em 1998, a Copa passou a ser transmitida por tecnologia digital. Em 2002, na Copa que foi sediada de forma compartilhada entre Coreia do Sul e Japão, os estádio implantaram a tecnologia wi-fi nos estádios, o que possibilitou o compartilhamento de fotos para a internet em questões de minutos. Porem, 2006 foi considerada a primeira Copa convergente. TV, Radio, Internet e Celular transmitiam os jogos, informações e conteudo, e as trasmissões em HDTV (alta definição) iniciaram na Europa e nos Estados Unidos. Por fim, em 2010, os jogos passaram a ser amplamente transmitidos via TV Digital no Brasil. Fotos, videos e informações compartilhados instantaneamente dos estádios para o mundo via internet e redes sociais, possibilitado pela evolução ta telefonia móvel (tecnologia 3G), e tivemos as primeiras transmissões em TVs 3D (porem ainda em pequena escala).

Adiantados em relação ao Brasil em termos tecnologicos, Londres sediará as Olimpiadas de 2012 e ja tenta se apropriar do slogan “The Mobile Games”, suportados pela implantação de serviçõs como e-commerce, e-ticketing, mobile payments, locations based services e principalmente o mobile advertisement. E claro pela capilaridade dos celulares no mundo, que nos ultimos 10 anos cresceram mais de 600%, com mais de 5 bilhoes de linha de celulares ativas no mundo.

Porem hoje a plataforma tecnologica que parece ser mais propensa ao sucesso são as redes sociais (agregadas a mobilidade proporcionada pela telefonia movel). Atualizações de Status, Mensagens, Postagens, Compartilhamento de videos, musicas e os mais diversos conteúdos, Jogos eletronicos, etc ja estão na rotina de internautas, que no Brasil passam em média mais de uma hora por dia somente em redes sociais. Oportunidade clara para por exemplo, para a exploração de um portal no Facebook (e em outras redes sociais), agregando fãs da Copa de 2014, para o compartilhamento de conteúdo.

Antes da decada de 1970, o mundo não itnha computadores pessoais (PCs), CDs ou DVDs, TV digital ou HD, de celulares e internet. Hoje o mundo é praticamente uma plataforma digital IP, com mais de 2 bilhões de pessoas com acesso a internet e 5 bilhões de linhas de celular. São milhares de satélites, cabos opticos, e outros equipamentos de infra-estrutura po onde circulam gigabytes, terabytes, ou até petabytes de conteúdo.

A cada ano lançamentos de novos produtos que inovam na forma que fazem as pessoas interagirem com o conteúdo e com a mídia. Ipod, iPhone e agora o iPad. Em breve o Google TV.

Após a invenção da TV, veja como a tecnologia evoluiu até hoje:

- 1970: TV a cores.

- 1971: Videocassete.

- 1974: Laser discs.

- 1979: Walkman (reprodutor de fita cassete).

- 1981: Câmeras gravadoras em formato VHS (inicio da produção de conteúdo pessoal, apesar do peso e tamanho das cameras).

- 1982: CD (Compact Disc)

- 1991: CD-i ou CD interativo.

- 1993: minidisc digital de áudio.

- 1994: Receptor de televisão via satélite.

- 1996: DVD (Digital Versatile Disc).

- 1998: TV digital de alta definição (HDTV).

- 2001: TV de plasma.

- 2004: Blu-ray Disc e HD-DVD, os DVDs de alta definição.

- 2005: IPTV com imagens de alta qualidade.

- 2009: TVs LED e TVs 3D.

- 2010: Blu-ray 3D.

Será que em breve nao precisaremos ir aos estádios? As trasmissões 3D irão reproduzir aos limites da realidade, da torcida cantando junto, vaiando o juiz, vibrando com dribles dos futuros craques? Não estamos mais numa revolução digital, mas numa revolução da tecnologia, mídia, e portanta da informação como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário