sábado, 25 de setembro de 2010

TURISMO. Por Lília Vasní



PETRÓPOLIS

A história da cidade começa a partir de do ano de 1822, quando D. Pedro I, a caminho de do estado de Minas Gerais pelo Caminho do ouro, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região. Nessa mesma época tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Acabou então, adquirindo uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde, com alguns acréscimos, à área do primeiro distrito de Petrópolis. Independentemente da época do ano, era em Petrópolis que moravam os representantes diplomáticos estrangeiros. Entre 1894 a 1903 foi capital do Estado do Rio, em substituição a Niterói, devido à Revolta da Armada. A cidade possui uma arquitetura sem igual, do qual o símbolo mais conhecido é o palácio imperial, hoje Museu Imperial esse foi a residência predileta do imperador D. Pedro II e cenário dos melhores momentos da vida do monarca, como ele mesmo registrou em correspondências dirigidas a diversos interlocutores. O palácio é a principal construção do chamado "centro histórico”.

No município ainda tem três pólos de compra que se destacam: A Rua Teresa - conhecida nacionalmente como um shopping a céu aberto, constituindo-se como área de comércio de roupas e acessórios de moda. O Bingen, bairro localizado a 10 km do Centro Histórico, que se destaca no comércio de móveis, tecidos para decoração, roupas e acessórios de moda e ainda Itaipava, 3° distrito do município de Petrópolis, a 15 km do Centro Histórico, destacando-se o comércio de cerâmica, móveis, decoração, antiquários, artesanato, roupas e acessórios de moda.

Vale à pena ressaltar a qualidade de vida em Petrópolis. O Município classifica-se entre os sete primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o IQM – Índice de Qualidade de Vida, apurado pela Fundação CIDE.

Uma cidade com uma distância de apenas 65 km do centro do Rio de Janeiro, que tem uma qualidade de vida assim, é um prazer pegar o carro e respirar o ar da Serra em um final de semana, em uma de suas graciosas pousadas, e ainda aproveitar para conhecer essa cidade, linda e histórica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário