domingo, 12 de setembro de 2010

TURISMO – PARATY. Por: Daniela de Oliveira Gandra.



Paraty é uma linda cidade colonial localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, considerada Patrimônio Histórico Nacional, e que preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Seu nome deriva do tupi, ao longo dos anos a grafia foi alterada de Paratii para Paraty pelos jesuítas catequizadores dos índios; a partir do ano de 1942, após a reforma ortográfica que excluiu as letras W, K e Y do nosso alfabeto, o IBGE passou a escrever erroneamente o nome da cidade com “i”.

A região da atual Paraty era habitada por indígenas Guaianás anteriormente ao Descobrimento do Brasil pelos europeus. A primeira notícia que se tem do povoado é a da passagem da expedição de Martim Correia de Sá, em 1597. À época, a região encontrava-se compreendida na capitania de São Vicente. A emancipação política, entretanto, só foi efetivada em 1667, quando uma série de rebeliões ocorreram entre os moradores, visando tornar a povoação independente da vizinha Angra dos Reis.

No século XVIII, com a descoberta de ouro na região das Minas Gerais, Paraty destacou-se como importante porto de escoamento. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico. Já no século XIX, para burlar a proibição ao tráfico de escravos, o desembarque de africanos passou a ser feito em Paraty. As rotas, por onde antes circulava o ouro, passaram então a ser usadas para o tráfico e para o escoamento da produção cafeeira do vale do Paraíba. A chegada da ferrovia a Barra do Piraí condenou Paraty a mais um longo período de decadência, uma vez que a produção agora era escoada por outros meios.

Na década de 70, com a abertura da Rodovia Rio-Santos, Paraty tornou-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais. Pelo Centro Histórico da cidade, com suas ruas de pedra irregulares, inúmeros turistas circulam a pé – não é permitido a entrada de carros - atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia.

As praias são uma atração à parte; Trindade é um dos destinos mais importantes do município de Paraty, com belíssimas praias, trilhas e cachoeiras. A vila de Trindade oferece muitas opções de hospedagem, compras e gastronomia, sempre mantendo um estilo rústico, característico do lugar. As águas calmas e cristalinas da Baía da Ilha Grande são ideais para prática de mergulho autônomo. São várias as operadoras de mergulho que oferecem seus serviços na cidade e nas marinas, atendendo não apenas as escolas de mergulho, mas também turistas interessados em conhecer Paraty no fundo do mar.

Um dos passeios considerado por muitos imperdível em Paraty é a visita ao alambique da Maria Isabel. A pinga prima pela excelência, o alambique situa-se num belo sítio a beira mar e a proprietária do local, a paratinense Maria Isabel, cuida pessoalmente da plantação da cana, da moagem e destilação e, finalmente da venda da pinga.

Além de todas as belezas naturais, o município também abriga a conceituada Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Realizada desde 2003, conta com a presença de escritores nacionais e estrangeiros que participam de palestras e debates nos prédios históricos ou em tendas armadas nas ruas.

A apenas pouco mais de 230km do Rio de Janeiro, Paraty é, sem dúvidas, a cidade ideal para quem procura alguns dias de descanso num oásis turístico e cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário