sábado, 25 de setembro de 2010

GASTRONOMIA. Por, Priscila Miranda de Freitas.Por, Priscila Miranda de Freitas.





"O Gergelim : Pequena Semente, Grande Poder!"
O Gergelim, esta semente que é coadjuvante em pães e biscoitos, detem uma grande notoriedade ao falar de seus aspectos funcionais e nutritivos para a saúde. As propriedades do gergelim para o organismo são muito maiores que seu aspecto, aparentemente frágil, transmite. Os benefícios que ele proporciona, o tornou quase sagrado por orientais na antiguidade. Sendo assim, no caso do Gergelim, dentro do quesito nutricional, realmente tamanho não é documento.
Benefícios, Propriedades Nutritivas e Funcionais do Gergelim:
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.
• Fortalece os tendões e ossos;
• Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
• Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.
• É ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
• Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.
Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.
Opções de consumo do Gergelim:
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao corpo. Hoje já é possível encontrar vários alimentos que o possui, mas também pode ser inserido em receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.
Para saber sobre estas receitas e outras, acesse : http://www.moo.pt/receitas/tag/gergelim/
Tofú com Cebolinha e Gergelim
Tahini (Pasta de Gergelim Caseira)
Pãezinhos de Gergelim
Molho de Gergelim com Hortelã
Enfim, a ingestão de alimentos funcionais (em sua composição trazem elementos que fornecem maior nutrição ao organismo) são fundamentais para uma boa saúde, consequentemente, a melhoria na Qualidade de Vida, e o Gergelim, é um "grande" aliado para esta conquista de cada dia.
____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário