sábado, 25 de setembro de 2010

Turismo teoria e fonte. Por, Ana Paula Negrão dos Reis.


Turismo teoria e fonte

O conceito turismo surgiu no século XVII na Inglaterra, referindo a um tipo especial de viajem. A palavra tour é de origem francesa, como muitas palavras do inglês moderno que define conceitos ligados à riqueza e à classe privilegiada, a palavra tour que dizer volta e tem seu equivalente no inglês turn, e no latim tornare.

Há autores que situam o começo do turismo no século VIII a.c, na Grécia, porque as pessoas viajavam para ver os jogos olímpicos a cada quatro anos, outros acreditam que os primeiros viajantes foram os fenícios, por terem sido os inventores da moeda e do comércio, e é muito provável que, se fosse realizada uma pesquisa em tempos anteriores, e em outras culturas, alem da Greco-romana, encontra-se-iam antecedentes ainda mais remotos, chegando-se a supor que o ser humano sempre viajou, seja definitivamente (migrando) ou temporariamente (retornando).

O turismo tem um fenômeno social complexo e diversificado. Há diversos tipos de turismo, que podem ser classificado por diferentes critérios. Por sua própria natureza, o turismo pode ser emissivo ou receptivo, de acordo com a nacionalidade dos turistas, o turismo pode ser classificado como nacional ou estrangeiro, considerando-se o volume, o turismo pode ser de minoria ou de massa, levando-se em conta a composição social, o turismo pode ser de classes privilegiadas, de classes média ou popular, dependendo da autonomia, o turismo pode ser livre ou dirigido.O turismo representa um complexo sistema, de onde derivam vários outros subsistemas que são as agencias de viagens, hotéis, transportadoras, enfim as empresas privadas e as instituições publicam. Sendo assim, qualquer ação de um desses conjuntos, gera uma reação positiva ou negativa no todo.

Segundo Molina, pioneiro do estudo do turismo descreveu o turismo da seguinte forma “o turismo esta integrado por um conjunto de partes ou subsistemas que se relacionam para alcançar um objetivo comum. Os subsistemas que o compõem são:

(A) superestrutura- se compõem de organizadores do setor publico e privado.

(b) demanda-constituem os turistas no país e no exterior.

(c) a infraestrutura- inclui aeroportos, vias de acesso, redes de água potável, drenagem, de telefone, etc.

(d) os atrativos- naturais e culturais

(E) o equipamento e as intalações- são formados por hotéis, motéis, campings, trailer parks, restaurantes, cafeterias, agencias de viagens, albergues, etc.

(f) a comunidade receptora- se refere aos residentes locais ligados direta e indiretamente com o turismo.

O mais importante atrativo que é a beleza natural, isso sabemos que é faculdade da nossa natureza, que no Brasil foi muito caprichosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário