sábado, 11 de setembro de 2010

Turismo. Por, Eduardo Ricken.


Bonito demais!

O turismo vem crescendo bastante no Brasil, que possui vários lugares imperdíveis para serem visitados. Uma ótima dica para quem pretende explorar o turismo nacional é visitar a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, na região Centro- Oeste, considerado um dos principais destinos de ecoturismo e do turismo de aventura do país.

A cidade é conhecida pelas suas águas extremamente límpidas e pela fauna aquática diversificada. O contraste do colorido dos peixes com o verde intenso da vegetação proporciona um visual maravilhoso. Sem falar na culinária, na cultura e nos esportes de aventura para toda a família.


Dentre os esportes de aventura pode-se fazer rafting, trekking, cavalgada, visitar cachoeiras, cavernas, fazer flutuação pelos rios da região, mergulho, rapel...

O Rafting do Rio Formoso desce por um percurso de sete quilômetros com três corredeiras, com a opção, para os mais aventureiros, de fazer o rafting noturno

Algumas das atrações imperdíveis deste verdadeiro paraíso é a Boca da Onça, cachoeira com 156 m de altura, que começa por caminhada de 3 horas na mata e passa por mais de dez cachoeiras. Outro passeio é o Abismo Anhumas, após uma descida de mais de 70 metros, o aventureiro encontra um espelho d’água do tamanho de um campo de futebol. Além do rapel, pode-se fazer mergulho. As Cachoeiras do Rio Peixe são imperdíveis, com cachoeiras lindas e piscinas naturais.

Uma ótima opção para quem gosta de mergulhar em piscinas naturais é fazer o Snorkelling no Rio Sucuri, onde o visitante permanece na linha da água observando o fundo e respirando pelo snorkel, mergulhando, literalmente, em um mundo de águas cristalinas com incrível vegetação aquática e peixes coloridos. Ou ainda o Snorkelling no Aquário do Rio Baía Bonita, desfrutando da beleza de outro rio cristalino que forma um lago. O Rio da Prata com suas águas cristalinas é um dos melhores locais para flutuação e a observação de peixes.

A Gruta do Mimoso é considerada uma das cavernas mais bonitas do mundo para o mergulho. Além de várias formações no teto e nas paredes, o mergulhador poderá ver o Salão dos Cones, um salão imenso com formações calcáreas de quase oito metros de altura.

A Lagoa Misteriosa é outra boa dica para quem gosta de mergulho – impressiona pela profundidade, beleza e transparência das águas.

Aquário Natural (Reserva Ecológica Baía Bonita) é formado pela nascente do rio Formoso e tem águas cristalinas repletas de plantas exóticas e cardumes de peixes coloridos, que podem ser facilmente avistados pelos visitantes e ainda oferece boa estrutura: tem bar, restaurante, minimuseu de história natural sobre ecossistemas locais e piscina aquecida para treinamento básico de mergulho livre. Já no rio Formoso dá para nadar, brincar em cama elástica flutuante e deslizar numa tirolesa.

Bonito tem também uma excelente estrutura turística e possui restaurantes e bares de ótima qualidade. Em alta temporada, diversas festas são organizadas.

Vale uma visita também ao município de Jardim, que fica a 75 km de Bonito e integra o complexo turístico da Serra da Bodoquena. Os passeios incluem trilhas, banhos e, em alguns casos, flutuação. Em Jardim fica o famoso Buraco das Araras, uma enorme fenda na qual se concentram centenas de araras vermelhas e outras espécies de aves. Já a Gruta do Lago Azul tombada como patrimônio natural, fascina pela beleza das esculturas naturais esculpidas em suas pedras.

Nesta região não há uma época certa para visitação. A primavera e o verão são quentes e úmidos, com chuvas esparsas que enchem os leitos dos rios. Já no outono e no inverno chove uma vez ou outra, o céu está sempre azul e as noites são estreladas e geladas. O período das chuvas, entre os meses de dezembro e março, é considerado o ideal para uma viagem a Bonito. A temporada, marcada pela abundância de água, eleva o nível dos rios e apresenta cachoeiras caudalosas como nunca. Além disso, a vegetação, ainda mais verde, atrai animais silvestres em busca de alimento, tornando as atrações locais ainda mais atraentes para quem curte natureza.

É preciso ter curiosidade, espírito aventureiro e um certo preparo físico se desejar fazer os passeios que existem por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário