sábado, 25 de setembro de 2010

GASTRONOMIA- CHEFE ANDRÉA TINOCO. Por, Luiza Espina.



Há mais de 20 anos no mercado gastronômico, a Chef Andréa Tinoco contou um pouco sobre a sua trajetória para chegar aonde chegou, sendo uma das Chefs mais conhecidas e requisitadas nas festas da alta sociedade carioca. Andréa é formada em direito e já foi triatleta. Mas deixou alguns desejos para trás pensando somente em se dedicar e exercer uma das profissões mais procuradas nos dias de hoje, chef de cozinha. Tinoco, como é conhecida pelos muitos amigos que conquistou durante os 20 anos de carreira, iniciou seus trabalhos na área gastronômica através do Club Gourmet, de José Hugo Celidônio.

“Morei em alguns países por causa das atividades do meu pai como executivo do Banco do Brasil, mas o meu coração e a minha cabeça sempre moraram no Rio. Cidade que nasci e onde

tudo de bom e importante na minha vida aconteceu. Foi aqui que nasceu o meu filho Pedro, conheci o Mário, cursei Direito na PUC e comecei minha carreira como Chef de Cozinha.

Os anos na universidade foram marcantes na minha formação profissional e me fizeram descobrir que se deve acreditar na Justiça.

Em 1990, inaugurei meu primeiro restaurante, o Rancho Inn, localizado no Centro do Rio. O objetivo era proporcionar o ambiente de um restaurante da Zona Sul, no coração do Centro, com uma comida leve e saudável. Vale ressaltar que neste belo sobrado, funcionou o escritório de Rui Barbosa. Até hoje, temos um grande fila de espera.

Em 2007 inaugurei o restaurante Armazém Devassa, um conceito de cervejaria com confort food. O resultado foi um sucesso. Nosso restaurante fica lotado, tanto no café da manhã e almoço, quanto no jantar, reunindo um público muito eclético. Nos almoços de domingo, o buffet tem sempre uma opção diferente de bacalhau.

O Catering de Andréa Tinoco - com supervisão de Márcia Tinoco, minha irmã, traz no currículo eventos como os 90 anos da artista plástica Tomie Othake realizado no início de 2004, no Museu Nacional de Belas Artes, os 30 anos da Maison Chandon no Brasil, os 50 anos do Banco Cruzeiro do Sul, além de eventos de grande porte para a Petrobrás de até 4.000 pessoas.

Ainda na área de consultoria, trabalhei com diversos restaurantes, implantando ou reformulando cardápios, citando, entre alguns, o grupo Porcão e a Plataforma de Nova Iorque.

Atualmente, me dedico aos meus restaurantes, meu serviço de buffet e às participações nos festivais gastronômicos.”

A Chef assina o cardápio do restaurante Armazém Devassa, em Ipanema, que está sempre lotado de “gringos” que adoram vir ao Rio para saborear as comidas de barzinho, do seu restaurante no centro do Rio, Rancho Inn (que serve comida contemporânea) , além dos diversos cardápios específicos para festas e eventos sociais na cidade do Rio, e até mesmo fora dela.

Como dica gastronômica, a Chef descreveu passo a passo o Polpetone Fasion Chica, Prato receita da Boa Lembrança 2009.

POLPETONE FASHION CHICA - (Prato da Boa Lembrança)

Ingredientes:(Rendimento - 4 a 6 porções)

500 gramas de spaguetti

600 gramas carne moida (alcatra)

300 gramas mussarela

100 gramas de cebola

sal e pimenta à gosto

2 a 3 ovos

1/4 de salsa

Molho:

500 gramas de tomate pelatti

50 gramas de caldo de galinha

100 gramas de cebola

1 molho de manjericão

1 pimenta branca

1 louro

Modo de Fazer:

Cozinhar o macarrão em água e sal até ficar "al dente”. Esfriar e reservar até a hora de adicionar o molho.

Polpetonne -

Moer 600 gramas de alcatra, temperar com sal e pimenta à gosto. Adicionar salsa e cebola picada e 2 a 3 ovos. Em um aro redondo de 10 cm, colocar um pouco da carne no fundo do mesmo até cobrir todo fundo, colocar um pedaço de mussarela e cobrir novamente com a carne. Quando estiver bem firme, retirar o aro e ajeitar com a mão até que ele fique bem redondo. Fritar no óleo bem quente e depois colocar no forno para dar o ponto.

Molho -

Picar o tomate. Leve ao fogo misturando o caldo de galinha, sal, louro, pimenta branca e a cebola. Adicionar 150 ml de água . Esperar ferver até se formar uma polpa. Depois de pronto colocar manjericão.

Arrumar o macarrão num prato e colocar o polpetonne em cima e no centro e cobrir com o molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário