sábado, 25 de setembro de 2010

REDES SOCIAIS. Por, Rodrigo Carlos Pinto.


As redes sociais viraram moda através do Orkut e hoje se tornaram muito mais do que um espaço para encontrar amigos que não se vêem há muito tempo. Hoje elas são usadas para diversos fins, desde ações de marketing de novos empreendedores, até campanhas para doação de medula óssea.
Uma das redes mais utilizadas hoje, o Twiter atrai cada vez mais membros e cada membro possui diversos seguidores, que trocam mensagens entre si. Entre os usuários com maior seguidores, existem diversas personalidades, como o ator norte-americano Ashton Kutcher com 4,5 milhões de seguidores, ou o Bill Gates, que conseguiu 100 mil seguidores em apenas 5 horas após criar o seu usuário. No Brasil, o apresentador Luciano Huck é um dos usuários com o maior número de seguidores, ultrapassando o número de 1 milhão de seguidores.
Além de passatempo para as pessoas expressarem suas opiniões, o Tiwiter vem sendo usado cada vez mais como ferramenta de trabalho. Nos Estados Unidos, as empresas de venda de alimentos em caminhões, utilizam as redes socais como s principal ferramenta de marketing. É através das redes sociais que eles fazem promoções, informam onde estarão em cada dia e lançamento de novos sabores.
O Facebook também vem ganhando cada vez mais usuários e as utilidades também são diversas, como vender produtos, marcar encontros ou até mesmo como diário, onde vão contando durante o dia as coisas relevantes que acontecem em suas vidas.
As redes sociais ganharam tanta importância, que hoje os principais celulares com acesso a internet já oferecem atalhos para acessar as diversas redes sociais de forma prática.
Além de uma ferramenta de negócios, as redes sociais são um ótimo negócio também para os seus criadores. Mark Zuckerberg, hoje com 26 anos e criador do Facebook, já figura na lista da Forbes como um dos homens mais ricos do mundo, na 35ª posição, com US$ 6,9 bilhões, US$ 2 bilhões a mais do que no ano passado. Os executivos da industria de tecnologia ocupam 13 das 50 primeiras posições na lista.
Já existe rede social votada exclusivamente ao mundo corporativo, onde pessoas trocam contatos e informações voltadas ao mercado de trabalho. É um networking totalmente onlie, onde as pessoas muitas vezes não se conhecem ao vivo, mas compartilham experiências e trocam informações sobre oportunidades de emprego e oportunidade de negócios, é o Linkedin.
As redes sociais que hoje utilizam de tanta tecnologia e abrangem o mundo todo, começaram como pequenas redes de relacionamento como ocorriam antigamente com a BBS, onde o ambiente era utilizado para trocar informações.
As redes sociais estão evoluindo e não se sabem onde vão parar, mas ao que parece muita coisa ainda está por acontecer e novos recursos surgirão. O que começou como busca de amigos antigos ainda tem o que evoluir e certamente quem descobrir pra onde vai, sai na frente para entrar ao seleto grupo Forbes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário