sábado, 11 de setembro de 2010

Gastronomia. Por, Eduardo Ricken.


Comida Tipica

O Brasil possui regiões que se diferenciam pela cultura local, pela maneira de se vestir, pela maneira de falar, pela forma de levar a vida e principalmente, cada região tem sua forma de cozinhar, tendo assim, as comidas típicas de cada região. Cada região possui suas características próprias, que se baseiam nos costumes locais e na matéria prima disponível em cada regiao.

Cada região do Brasil tem suas especialidades no tipo de comidas e ingredientes usados.

As comidas típicas da região norte, por exemplo, são dominados por pratos a base de peixes devido a grande quantidade de rios que cortam a floresta amazônica. Amazonas lembra muita mata, natureza, animais selvagens, pássaros e muitos rios que cortam as matas. As comidas típicas da região são bem variadas e utiliza as frutas nativas da região amazônica e temperos encontrados na regiao.

Minas Gerais, na regiao sudeste, talvez seja o Estado que concentra a maior diversidade de pratos, com uma comida típica com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. É uma gastronomia muito importante para a culinaria brasileira, com um grande destaque e muitas opções de pratos tipicos.

Minas Gerais tem diversos pratos típicos como carne de porco, lingüiças, toucinho e couve. O queijo branco, também chamado de queijo Minas, compotas de frutas e doce de leite. Alem de ser uma região com muitos alambiques, de onde saem cachaças artesanais muito apreciadas em todo o pais. E não podemos esquecer, é claro, do famoso Pão de queijo mineiro.

É praticamente imediata a associação entre o Rio Grande do Sul e o churrasco, que é consumido quase como em um ritual, sobretudo aos finais de semanas em reuniões familiares. Outro prato típico gaúcho é o arroz de carreteiro, que é feito com charque, carne de origem bovina, salgada e seca. O chimarrão é uma tradição gaúcha que acompanha os indivíduos do campo e da cidade diariamente. O clima frio favorece a prática do costume, que pode ser definido como um chá de erva mate quente e amargo, preparado no utensílio chamado cuia e sorvido através da bomba, tubo de metal por onde passa o líquido. Mais do que um costume antigo, o chimarrão tem um significado social importante, representando o símbolo de hospitalidade, saudação e reconciliação.

Na Bahia, no nordeste brasileiro, os pricipais pratos são diferenciados pelo tempero mais forte à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre, pimenta de várias qualidades. Exemplos de comida tipicamente baiana é o Acaraje, o Vatapa, o sarapatel, entre outros com bastante tempero.

Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome "moqueca" designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco.

No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada, preparada com vários tipos de carnes suínas e bovinas, salgadas e embutidos e o feijão preto. Há também o tradicional filé com fritas, um prato a base de batatas-fritas e grandes bifes de filé bovino grelhados, como o Filé à Osvaldo Aranha, acompanhado de farofa, arroz branco e alho frito.

No estado de São Paulo uma comida típica é o virado à paulista, o qual é feito com arroz, tutu de feijão, couve-de-folhas salgada e pedaços de carne de porco. Na cidade de São Paulo é possível encontrar grande variedade de culinárias, da francesa à chinesa. A cidade de São Paulo é capital gastronômica de projeção internacional, pois lá existem pratos de diversas regiões do mundo. Os pratos tem principalmente forte influência libanesa, síria, italiana e japonesa.

Mesmo diante de sofisticados restaurantes encontrados principalmente nas grandes capitais do pais, como São Paulo e Rio de Janeiro, percebemos que a culinária das cidades do interior, feita de forma artesanal e utilizando ingredientes típicos de suas regiões ainda tem seu lugar e grande valor na mesa dos brasileiros. E tambem é apreciada por muitos estrangeiros de varias partes do mundo que visitam o Brasil a procura de belas paisagens, praias paradisíacas, diversão, samba e carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário