domingo, 19 de junho de 2011

Violência. Por, Michael Lima.


A VIOLÊNCIA É INJUSTIFICÁVEL
Anteriormente o aumento da violência estava associado diretamente ao crescimento das grandes cidades, o aumento da pobreza e da miséria. As causas da violência também associadas, em parte, a outros problemas sociais como a fome e o desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.
Ela se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, violência psicológica, física, verbal, dentre outras.
Hoje a violência cresceu com tanta rapidez que não há justificativa para tal acontecimento, às vezes nos passa a impressão que é por pura crueldade que atos atrozes são cometidos, isso passa a ser assustador, pois nos sentimos desprotegidos aponto de muita gente perder a vontade de sair de casa.
Nosso país tem um dos mais rigorosos códigos penais do mundo, o grande problema é a aplicação das leis que devido à deficiência e à burocracia do judiciário torna-se quase inviável o cumprimento da lei. O que é um passo para os criminosos continuarem agindo deliberadamente espalhando o terror pelas cidades.
Não basta acreditar que tudo irá mudar, a sociedade precisa cobrar justiça e a segurança necessária para que haja uma vida tranqüila; precisa fazer jus ao voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário