terça-feira, 14 de junho de 2011

Mercado de trabalho. Por, Suanne Ribeiro.




Pesquisas revelam que a taxa de desemprego caiu bastante em relação aos últimos anos. O mercado de trabalho está super aquecido, empresas de diversos ramos estão oferecendo muitas vagas de emprego, estágio, trainee e programa jovem (menor) aprendiz, para quem pretende ingressar no mercado de trabalho mais cedo.
Fatores que influenciam muito essa alta taxa de desemprego são os dois grandes eventos que o Brasil sediará: Copa do mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Estão surgindo muitas vagas em diversas áreas, principalmente nas áreas de turismo, hotelaria, construção civil, entre outras.
Algumas pessoas ainda têm aquela velha concepção, de que a vida do trabalhador se resume nas seguintes etapas: Estudar, fazer um curso superior, conseguir o tão sonhado e esperado diploma, arrumar um bom emprego, trabalhar durante algumas décadas, aposentar-se, curtir a vida, viajar e descansar. Este é o antigo cenário, mas os tempos mudaram e estão em evolução.
O diploma de um curso superior já foi garantia de emprego, isso há muito tempo atrás. Pensar que após o término da faculdade você está "livre" do estudo é simplesmente decretar a morte da sua carreira profissional. Hoje precisamos estar sempre estudando, nos especializando em algumas áreas importantes, fazendo bons cursos, nos atualizando sempre. Estamos vivendo a era da informação, da velocidade e da orientação para resultados.
Existem conhecimentos que são fundamentais, independente da área de atuação, como domínio de idiomas, principalmente o inglês. Domínio em Excel para elaborar e administrar uma boa planilha eletrônica; Power point para apresentações de seminários e palestras, e claro o bom e velho Word para redigir textos em geral.
Já não basta mais sermos especialistas em uma única área. Precisamos "entender do negócio", isto é, conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde trabalhamos, senão, como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa? Em outras palavras, como poderemos gerar resultados?
De um modo geral, há oportunidades para todos, independentemente da faixa etária e do nível de escolaridade, o mercado de trabalho está oferecendo vagas tanto para pedreiros, para trabalhar nas obras dos novos projetos para a Copa do Mundo e Olimpíadas, como também para graduados, pós-graduados, mestres, doutores, etc. Só está desempregado quem quer ou quem não tem interesse em se qualificar profissionalmente e crescer na vida, pois há vagas sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário