domingo, 12 de junho de 2011

Cidade do Cabo: a menina dos olhos da África. Por, Camila Osman.

Na posição de principal pólo turístico da Copa do Mundo de 2010, a Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul, corresponde – e até supera – as expectativas. A cidade é a segunda mais populosa do país e recebeu uma das semifinais da Copa em seu estádio, o Green Point. Entre os dez destinos mais bonitos do mundo, a “Mama África”, como é carinhosamente chamada, encanta a todos com a sua peculiar união entre as belezas selvagens africanas e os prazeres da vida moderna.

Antes de se tornar um destino turístico, a Cidade do Cabo representava apenas um ponto de parada para os navios europeus, como em 1487, quando Vasco da Gama atravessou o famoso Cabo da Boa Esperança. Passou a receber influências européias de forma mais direta quando, em 1652, a Companhia das Índias Orientais Holandesas construiu ali um porto seguro para a sua frota. A partir daí a região mudou algumas vezes de mãos, até que, em 1867, minas de diamantes foram descobertas na cidade, o que acabou resultando na Segunda Guerra dos Bôeres alguns anos mais tarde. Os britânicos saíram vitoriosos do conflito e, em 1910, fundaram a União Sul-Africana e nomearam a Cidade do Cabo como capital legislativa – função que exerce até hoje.

Além de representar importante papel no cenário europeu, a Mama África também é rica no que diz respeito à história do seu próprio país. Situada a apenas 10km de Robben Island, local para onde eram mandados presos políticos como Nelson Mandela, a Cidade do Cabo foi um palco expressivo do Apartheid e traz suas lembranças até hoje.

Além do centro cultural, a cidade encanta os turistas através da sua peculiar beleza natural: uma região que une montanhas e belas praias. Ao mesmo tempo em que se pode visitar o mirante no Cabo da Boa Esperança para assistir ao encontro dos oceanos Atlântico e Índico, é possível subir até o topo da famosa Table Mountain e desfrutar de uma vista 360° da cidade. A região é conhecida também pelo seu excelente vinho e agitada vida noturna, cujo epicentro é a Long Street.

Contudo, apesar da alegria contagiante dos sul-africanos, as cores vibrantes, a simpatia e as belezas da cidade, é preciso tomar certo cuidado ao passear por lá. Recomenda-se que mulheres não andem sozinhas por lugares pouco movimentados e todos fiquem sempre de olho em seus pertences. Outra dica importante é não se esquecer de se vacinar contra a febre amarela no mínimo dez dias antes de embarcar.

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país, desde que fiquem no máximo até 90 dias, e só é necessária a apresentação do passaporte. A África do Sul possui onze idiomas oficiais, mas sabendo um pouco de inglês, o turista pode se virar perfeitamente por lá. O fuso horário africano é de 6 horas a mais em relação ao horário de Brasília e não existe horário de verão por lá. A moeda local é o Rand e equivale a R$ 0,24. Melhor para nós, brasileiros, que podemos desfrutar dos inúmeros prazeres da cidade sem machucar tanto o bolso. Vamos fornecer agora algumas dicas para facilitar o passeio do turista pela Mama África e não deixar que ele volte para o Brasil sem visitar os melhores pontos da cidade.

O que fazer?

O cartão-postal da Cidade do Cabo é a Table Mountain, ou Montanha da Mesa. O seu topo localiza-se a 1.086 metros acima do mar e pode ser visitado através de inúmeras trilhas do parque nacional ou pegando um bondinho, que parte a cada 15 minutos da estação na Tafelberg Road. Lá em cima, o lugar é bastante amplo e possui 11 mirantes, proporcionando uma vista 360° da cidade e das praias. Simplesmente imperdível.

Outro cenário natural que vale a pena visitar é o Jardim Botânico de Kirstenbosch. O local abriga mais de oito mil diferentes espécies de plantas, além da biblioteca botânica e do berçário onde ficam as mudas de plantas. Ideal para ir fazer um piquenique ou assistir ao pôr-do-sol diante de uma bela paisagem, o Jardim Botânico conta ainda com restaurantes, lojas e shows ao ar livre no verão.

Para aqueles que preferem adrenalina e emoção, o lugar perfeito é Ratanga Junction, o parque temático mais famoso da cidade. O local conta com 30 atrações, incluindo montanhas-russas radicais e shows com aves selvagens, além de excelentes restaurantes e lojas de souveniers.

Por aproveitar a noite sul-africana, sugerimos um passeio pela Victoria & Alfred Waterfront, construída e revitalizada no local do antigo porto da Cidade do Cabo. Lá encontramos música ao vivo, Shopping Center com lojas famosas, cinema, teatro e ótimos restaurantes à beira do porto. Além disso, o turista pode fazer um passeio de barco até Robben Island, onde se localizava a prisão para a qual Nelson Mandela foi mandado.

Onde ficar? Dale Court Guesthouse

P.O. Box 153, Green Point, Cape Town, 8051, South Africa

Tel:+27(21)4398774 Fax:+27(21) 434 5597 http://www.dalecourt.co.za/

Cape Grace

P.O. BOX 51387, Waterfront 8001, Cape Town, South Africa

Tel:+27214107100 Fax:+27 21 419 7622 http://www.capegrace.com/

Onde comer?

Africa Café

Menu fixo por US$30, com 13 pratos de vários países do continente

Shortmarket Street, 108, 422- 0221 http://www.africacafe.co.za/

Le Quartier Français

Fica na região vinícola e foi eleito o 37° melhor restaurante do mundo

Huguenot Road, 16, 876-2151 http://www.lequartier.co.za/

La Med

Com hambúrgueres, saldas e frutos do mar, é uma ótima opção para um lanche

Glen Country Club, Victoria Road, 438-5600 http://www.lequartier.co.za/

Como chegar?

O Aeroporto Internacional fica a 22 quilômetros do centro da cidade e o translado do táxi demora em média 25 minutos. A empresa The Magic Bus Shuttle faz o serviço completo do aeroporto para os hotéis do centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário