domingo, 19 de junho de 2011

VIOLÊNCIA . Por, Gabriel Henrique Zogahib dos Santos.




Segundo dicionários a palavra Violência significa “um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado”. Violência é um ato que deveria ser ‘banido’ das capacidades humanas, pois em nenhuma ocasião ela é benéfica ou justa.
O único animal que pratica a violência por opção própria, escolha e algumas vezes até por diversão (exemplo briga de torcidas ou caça à animais por puro prazer, sem utilidade alguma) ou preconceito ( Caso dos Skinheads e homofóbicos que agridem, humilham e muitas vezes tiram a vida das vítimas apenas por possuírem algum tipo de diferença física ou cultural.) é o ser humano. Os diversos animais da natureza, considerados irracionais, mas que agem com mais razão do que os seres humanos, usam da força, encaram lutas e até matam semelhantes mas agem puramente por instinto de se alimentarem, de conquistarem seu território e de sobrevivência.
A violência vem crescendo a cada dia e está acontecendo num nível alarmante. No Brasil ninguém se sente seguro pois a violência está em todo canto, principalmente nas grandes cidades onde além dos casos de violência mais freqüentes como, preconceito, irritação, dos mais fortes contra os mais fracos entre outras, há o fator mais preocupante de todos que é o crime organizado, que usa de todos os tipos de violência para se manter, desde de roubos, matanças, seqüestros, agressões até retaliações.
Pois é. Esse é o ser humano, com toda capacidade que possui de analisar e pensar seus próprios atos usa o pior dos artifícios pra conseguir o que quer, que é a violência. A violência tem estado presente em nosso dia-a-dia, no noticiário e em conversas com amigos, todos conhecem alguém que sofreu algum tipo de violência. Será que algum dia os seres humanos serão capazes de tornarem-se tão ‘racionais’ quanto os outros animais que não usam desse ato tão covarde para conviverem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário