domingo, 12 de junho de 2011

O descaso da saúde no Brasil. Por, Bruno Oliveira.




Todos temos direito a saúde, uma vez que é parte do conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No nosso pais, sendo esse direito reconhecido pelo Estado onde passou a ser seu dever: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao aceso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".
A saúde é um direito de todos porque sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado porque é financiada pelos impostos que são pagos pela população. Dessa forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que o Estado crie condições de atendimento em postos de saúde, hospitais, programas de prevenção, medicamentos etc., e, além disso, é preciso que esse atendimento seja universal (atingindo a todos os que precisam) e integral (garantindo tudo de que a pessoa precise).
Analisando a saúde pública num contexto geral é perceptível o descaso em nosso país,a população espera medidas solucionadoras dos seus problemas, um país doente é um país pobre, e o Brasil é assim. Dá-se tanta ênfase às outras áreas, tanto dinheiro desviado e o povo morrendo de doenças que já deviam ter sido extintas, leitos de hospitais superlotados, sem condição mínima de higiene, enquanto se pensa apenas em crescimento econômico.
Infelizmente, a saúde padece de vastos e enormes problemas, pois já é notório as mazelas e descasos para com a mesma, assim, a pesquisa tem o escopo dissecar os dispositivos constitucionais para dar maior grau de interpretação aos mesmos, de tal sorte que venha a evidenciar alternativas para sua real efetivação, esse sistema ainda não está completamente organizado e ainda existem muitas falhas, no entanto seus direitos estão garantidos e devem ser cobrados para que sejam cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário