terça-feira, 14 de junho de 2011

Concurso da EFOMM para a capacitação do mercado de trabalho Por, John Lenon de Macedo Silva.

A EFOMM ( Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante),abrirá inscrições para seu concurso com 386 para o Rio de Janeiro e para Belém.
A Marinha Mercante,destinará 238 vagas para o CIAGA ( Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) no Rio de Janeiro, e 148 vagas para o CIABA ( Centro de Inscrição Almirante Braz de Aguiar) em Belém, para ambos os sexos.
O processo seletivo da Marinha Mercante,não é um concurso público,com ambito de emprego/cargo público ou ingresso nas Forças Armadas,mas sim um processo para admissão de novos alunos da EFOMM,que tem como propósito habilitar o profissional a exercer funções da área náutica ou maquinaria,em empresas de iniciativa privada de navegação no país. A intenção é capacitar novas pessoas com formação especial para o mercado de trabalho,que apresenta pouca capacitação nessa área.
Os cursos constituem-se de dois períodos: um período acadêmico, composto de seis semestres letivos (tanto para o curso de máquinas como para o de náutica), realizado no CIAGA ou no CIABA, em regime de internato, com licenças nos fins de semana, feriados e nas férias escolares; e um período de estágio de praticagem, com a duração mínima de seis meses (para o curso de máquinas) e 12 meses (para o curso de náutica), para cuja realização o aluno será embarcado em navios mercantes, quando terá a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos.
O processo seletivo terá duas etapas, uma básica e outra complementar. A etapa básica será constituída das fases de inscrição e exame de conhecimentos. A fase de exame de conhecimentos será constituída de provas de português, inglês, redação, matemática e física. A etapa complementar será constituída das seguintes fases: reunião para instruções, exame psicológico, inspeção de saúde, teste de suficiência física, pré-matrícula, período de adaptação e matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário