domingo, 12 de junho de 2011

Violência nas escolas. Por, Bruno Oliveira.



Hoje o assunto que mais se discute é a violência nas escolas, com tantos outros tipos de violência, nas escolas é uma das que mais assustam. O que será que está acontecendo com crianças e adolescentes para aumentar a violência cometida por eles e contra eles nas instituições de ensino? Será que os motivos estão dentro da família, escola ou estado? Certamente para analisar esses fatores devemos verificar como está nossa cultura, que valores estamos cultuando.
Vemos este tema ser retratado em filmes, novelas, e o que é pior, na vida real, onde temos alunos violentos e alunos violentados, professores sem controles ou sendo controlados, um caos só. E de onde vem tanta violência? Será da educação liberal que os pais dão ao seus filhos? Ou a falta de tempo que eles já não tem? Não sabemos, o que sabemos é que já não temos mais a segurança que tínhamos em ir para a escola, pois voltamos para casa machucados exteriormente ou interiormente, sofremos violências físicas ou psicológicas, um lugar que antes era somente para a educação, hoje se tornou um lugar cheio de histórias, agressões e preconceitos.
O que podemos observar é que a família brasileira se modificou muito nas últimas décadas desde que as mulheres começaram a trabalhar fora e se tornaram mais independentes. Com isso, aumentou o número de divórcios pois se antes elas se sujeitavam a violências e desmando dos homens para preservarem sua subsistência e a de seus filhos, com a conquista econômica puderam se lançar ao mercado e desmanchar casamentos onde não se sentiam felizes.

Com isso, muitos filhos ficaram divididos e sem uma estrutura familiar que lhes desse apoio. Pois sabemos que a educação de uma criança depende muito dos exemplos paternos e maternos. A mulher, sem tempo por causa da dupla jornada, muitas vezes deixou a educação dos filhos para a escola que já estava sobrecarregada simplesmente em passar conhecimentos teóricos.

De onde vem isso tudo, será que é dos professores que sofrem, carregando o sentimento de incapacidade de transformar estes jovens alunos, cidadãos do nosso País, ou será essa falta de dessa estrutura familiar hoje perdida, é, não sabemos, mas isso não devia acontecer , pois a escola é lugar de formação ética e da moral , mas a solução inicial é repensar repensar uma forma alternativa onde os pais estejam presentes dentro de casa orientando os filhos e auxiliando-os em suas dificuldades para que eles não tentem chamar a atenção cometendo atos do qual todos se arrependam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário