domingo, 19 de junho de 2011

EDUCAÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS.. Por, Michael Lima.

A definição no dicionário diz que a educação significa desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, por isso não é uma definição isolada, mas um processo que está dividido em três áreas da aprendizagem: cognitiva, afetiva e psicomotora. A área cognitiva representa o conhecimento propriamente dito, a área afetiva está relacionada com os sentimentos e a área psicomotora está ligada aos movimentos corporais.
Desde criança sempre ouço as pessoas usarem como referência para o desenvolvimento de um país a educação, que o futuro de uma nação está nas mãos dos jovens, algo que ecoa em nossos pensamentos de maneira óbvia, então por que será que ninguém até hoje mudou o sistema de educação desse país, mudanças que a meu ver caminham a passos muito curtos?
Para que um país evolua necessita de uma educação de qualidade como um dos alicerces principais, coisa considerada bem distante da realidade brasileira. Apesar disso, o Governo Federal, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, criou o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O PDE tem por finalidade principal oferecer educação básica de qualidade a todos os indivíduos, realizando investimentos na educação profissional e superior, visto que apresentam uma relação íntima, envolvendo um trabalho em conjunto, no qual pais, alunos, professores e gestores visem o sucesso e a permanência do aluno na escola.
Baseada no princípio do direito universal que rege a educação para todos, bem como uma série de mudanças voltadas para a garantia da educação básica foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso juntamente com o ministro da educação, Paulo Renato, em 1996, a LDB – 9394/96(Lei de Diretrizes e Base).
Para atenuar os problemas educacionais em nosso país, tem que haver um comprometimento do Governo, da iniciativa privada, dos diretores e dos professores, deve-se criar um ambiente propício para que o aluno possa desenvolver o seu potencial. Nossos governantes devem estabelecer um piso salarial diferenciado para os educadores em cada nível de ensino. Assim acaba essa história do professor ter que trabalhar em varias instituições para complementar sua renda o que fará com que ele se dedique mais aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário