segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atualidades. Localizando Eletrônicos Perdidos. Por, Guy de Orleans e Bragança






Os computadores portáteis, Ipads e semelhantes, são atualmente indispensáveis, porém ninguém está livre de perder o equipamento, seja em situação de roubo, extravio ou esquecimento.

Muitas vezes, nesses casos, a maior perda não é apenas o valor da máquina em si, mas também as informações nela armazenadas. Então para prevenir tal acontecimento, além dos já conhecidos cuidados que tomamos, há outros modos de evitar a perda desses bens tão importantes.

Afim de resolver esses prejuízos, foi recentemente criado um programa chamado Prey Project, um aplicativo de código aberto que permite rastrear o computador em caso de perda. O programa pode ser instalado no Windows, Linux, Mac e Android.

A localização do equipamento fica disponível num serviço na internet, em que o usuário deve estar cadastrado previamente. Onde ele pode colocar ate 3 equipamentos para o monitoramento gratuito, e se caso necessário colocar mais algum aparelho existe a modalidade paga.

É um sistema simples , que pode ser “baixado” no site do fabricante, basta criar um usuário, para acessar o painel de monitoramento. Já cadastrado, o usuário passa a ter acesso ao benefício.

Já para os que fazem parte do mundo da Macintosh, há outra alternativa. Os usuários do “Apple Id”, sistema que providencia e-mail, acesso a compras no “Itunes Store” e armazenamento de informações online, podem encontrar seus utensílios perdidos de uma maneira bastante simples.

O Iphone 4, Ipad e Ipod Touch (4a geração) possuem um aplicativo chamado “Find My Iphone” (ou Ipad / Ipod Touch, conforme o caso), que funciona como um GDS. Assim sendo, no caso de perda do eletrônico, o usuário pode encontra-lo facilmente ao entrar no seu “Apple Id”. O aparelho será então localizado em um mapa, que providenciará endereço exato e direções para busca-lo. Além disso, é possível bloquear o aparelho, trocar a senha e enviar uma mensagem que aparecerá em sua tela, o que pode ser muito útil no caso de roubo.

Tais invenções demonstram que junto com a evolução tecnológica, há melhoras na praticidade cotidiana das pessoas que usufruem dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário