segunda-feira, 13 de junho de 2011

Violência nas escolas. Por, Deusemara Galdino de Oliveira

Nas escolas, a violência é um problema que se manifesta de várias maneiras entre todas as partes envolvidas no processo educativo. Essa situação não deveria ocorrer, visto que a escola é um ambiente que visa à formação educacional, ética e moral dos indivíduos inseridos neste contexto, sejam eles alunos, professores ou demais colaboradores.
Entretanto, o que é possível observar que existem ações coercitivas, representadas num âmbito hierárquico através do autoritarismo e poder que os professores, coordenação e direção possuem sobre os alunos, que no meio de tantos conflitos em casa ou na própria escola acabam por externar seus sentimentos por meio de
comportamento agressivo dentro da sala de aula.
O dia-a-dia nas escolas necessitaria manifestar o respeito ao próximo, através de atitudes que pudessem levar as pessoas a buscarem cultivar a amizade, harmonia e integração entre as pessoas, visando alcançar os objetivos estipulados no projeto político pedagógico de cada instituição educacional.
Atualmente, com o crescimento dos casos de violência nas cidades, nos próprios lares, os latrocínios, os contrabandos, os crimes políticos e entre outros levam os jovens a desacreditar em uma sociedade correta e que promova desenvolvimento social e igualdade de direitos para todos. Por isso, muitas pessoas cometem crimes e tem a consciência que ficarão impunes.
Para ABRAMOVAY et al. (1999)," o motivo pelo qual os jovens...aderem às gangues é a busca de respostas para suas necessidades humanas básicas, como o sentimento de pertencimento, uma maior identidade, auto-estima e proteção, e a gangue parece ser uma solução para os seus problemas a curto prazo". O autor também afirma que "a disponibilidade de armas de fogo e as mudanças que isso impõe às comunidades conflituosas, contribuem para o aumento do caráter mortal dos conflitos nas escolas".
As ações educativas podem apoiar o professor na tarefa de orientar os alunos inseridos em um contexto de violência, no sentido de desenvolverem uma interação social construtiva, porém sabe-se que é um grande desafio para o professor, visto que os profissionais da área não recebem remuneração adequada, tão pouco tem condições de trabalhos apropriados para o processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário