quinta-feira, 16 de junho de 2011

EDUCAÇÃO. Por, Leonardo Trajano de Moura.

É notório que a educação a distância no Brasil nos últimos anos cresceu vertiginosamente. Podemos ressaltar dentre alguns aspectos a utilização de ambientes virtuais de ensino como ferramenta de acessibilidade e a redução de custos que esta modalidade proporciona.
Sabe-se que esses ambientes de aprendizagem disponibilizam elementos disseminação do conhecimento, utilizando recursos semelhantes aos da internet, tais como fóruns, bate-papo, correio eletrônico, conferências e banco de recursos. Isso torna o estudante um auto-gestor e administrador de seus estudos, diferentemente do ensino presencial, pois a responsabilidade antes da escola e do professor agora é compartilhada elevando o rendimento do aluno. Portanto, tais mecanismos ajudam na busca pela capacitação e excelência do conhecimento.
Além disso, a educação a distância, como prática educativa, deve ter o alcance social como instrumento de corrigir, desigualdades de formação e participação da sociedade brasileira, uma vez que, por ter baixo custo, não existem despesas com ambiente físico e material. Dessa forma, ele é repassado para os utilitários desse sistema.
Como se vê, pela complexidade e desafio desta modalidade de ensino, é necessário o fermento e estímulo de programas de ensino a distância contemplando ações e o credenciamento de mais instituições, mobilizando cada vez mais particularidades, permitindo assim, o avanço na democratização do ensino no país.

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