segunda-feira, 27 de junho de 2011

Impostos e Violência. Por, Suanne Ribeiro.





O Brasil é o país que mais recolhe mais impostos. Atrás somente de um ou dois países africanos, bem miseráveis. Segundo institutos de pesquisas econômicas, o brasileiro trabalha cento e quarenta e nove dias no ano somente para pagar impostos, ou seja, nos 365 dias do ano o trabalhador só recebe 216 dias de trabalho!
Países próximos como Chile e Argentina, por exemplo, a tributação é bem menos, isso sem levar em consideração os Estados Unidos e países europeus, onde se tem melhor qualidade de vida, é onde se vê que os impostos são melhores aplicados, dando retorno à população contribuinte, como investimentos em educação, saúde, segurança e benefícios sociais. Isso sem falar que os salários pagos por lá são superiores, consideravelmente, aos salários pagos aos contribuintes brasileiros.
Vimos que a economia cresce informalmente, tendo em vista que quando o empreendedor pensa em tronar-se uma microempresa, ele avalia a carga de impostos, e opta pela economia informal, por exemplo o PGMEI, que é um programa destinado ao pequeno empreendedor individual (camelô).
Embora ainda seja em pequeno número, houve-se dizer que alguns políticos e organizações, estão empenhados procurando soluções com o objetivo de criar incentivos fiscais visando reduzir esta tão grande e injusta carga tributária, que é absurda, para tentar amenizar a vida financeira do povo brasileiro. Esperamos que isto seja verdadeiro e seja real. Amenizando este problema todos nós somos beneficiados.


VIOLÊNCIA.


Tema mundial a que nível? Desde os primórdios tempos convivemos com ela. Tempos de Jesus Cristo? Sim. Basta lermos a palavra sagrada do Senhor. Tanto Ele como seus seguidores foram vítimas desta arma. Ela foi criada por nós seres humanos. Violência é arma, atitude, gesto, tudo isso, infelizmente foi criado por nós. A história nos consta como os povos conviviam.
A pessoa imperativa, arrogante, violenta, incitava o povo com o poder que lhe era concebido. O que podemos ver, é que este mal, é uma coisa enraizada no ser humano, seja através de costumes familiares, índole ou um maléfico aprendizado. Mas o que importa é que não podemos aceitar.
No Brasil, como no resto do mundo temos a violência doméstica (pais maltratando filhos e vice-versa), governos submetendo o povo à miséria, maus tratos, privações,etc. Vimos também que atos violentos e porque não dizer populares? Através da mídia são proporcionados ou até incentivados por questões meramente vulgarizadas por questões de raça, religião, xenofobia e homofobia. Aliás,homofobia é tema atual.
A mídia sabe, mas atualmente, a violência predomina em termos financeiros, principalmente nas modalidades de assalto, latrocínio, seqüestro, furto simples e qualificado. Para piorar ainda mais, temos aqui no Brasil, assassinato pelo interesse de terras e extração de madeiras, especificamente na região norte do país. Há interesses por parte de fazendeiros e agricultores por onde vem desencadeando homicídios.
Tudo isto somado a outros fatores fazem com que investimentos que deveriam ser gastos com educação, saúde e outras coisa mais importantes, fiquem de lado dando prioridade a estes fatores gerados pela tão mal falada questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário