segunda-feira, 13 de junho de 2011

Saude. Por, Deusemara Galdino de Oliveira.

A dengue é uma doença infecciosa ocasionada por um arbovírus . Atualmente, pesquisadores apontam que existem quatro tipos distintos desse vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que ocorre em maior número em áreas tropicais e subtropicais do mundo, incluindo o Brasil. Em geral, as epidemias acontecem no verão, durante ou logo após os períodos de chuvas. A figura 1 abaixo mostra o mosquito Aedes aegypti, mas popularmente conhecido como o mosquito da dengue:

Mosquito Aedes aegypti
A forma clássica do dengue aparece de maneira repentina e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Em alguns casos, surgem manchas vermelhas no corpo. De modo geral, a febre dura aproximadamente cinco dias, mas a melhora dos sintomas no paciente fica em torno de 10 dias.
Em número bem menor podem ocorrer casos com hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz, porém raramente há complicações quando o paciente é diagnosticado e tratado adequadamente.
Para amenizar o aumento nos casos de dengue é preciso uma ação em conjunto entre os governantes e a população, assim será possível reduzir significativamente o número de casos.
A prevenção da dengue ocorre através do esforço em impedir o nascimento do mosquito, visto que não existem medicamentos ou vacinas que são capazes de combater esta contaminação. Por isso, é necessário eliminar os focos e lugares que os mosquitos escolhem para a reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário