quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um panorama da educação no Brasil – Por, Tiago Paiva.



Infelizmente, a distância que separa o sistema educacional brasileiro dos melhores do mundo ainda é muito grande. As deficiências no ensino vão desde as séries iniciais até os cursos de pós-graduação. As causas das falhas no ensino brasileiro são as amais variadas; elas vão desde a precária infraestrutura, passando pela falta de qualificação dos professores, até o interesse acadêmico dos alunos. Outras nações bem mais pobres que o Brasil oferece exemplos que deviam ser seguidos. São países que não são potências econômicas, mas que tem na qualidade de vida e no bom ensino e educação a maior riqueza de suas nações. Podemos citar: Uruguai, Costa Rica, Chile.
Com todos os problemas que possuímos o Brasil têm alguns poucos exemplos que deveriam ser seguidos pelo resto da nação. São verdadeiras “ilhas de excelência” que começam a emergir de norte a sul e em todas as escalas de ensino, - o que mais impressiona - nem sempre emergindo em municípios mais ricos ou aparecendo nas cidades brasileiras de maior IDH. Entre as marcas negativas, não se pode fugir da certeza de falta de escolas em muitos lugares e, pior ainda, da imensa presença de outras tristemente deficitárias co recursos limitados, salas abarrotadas, professores mal preparados e raramente presentes. Há bem pouco tempo não existiam notas que pudessem expressar esse descalabro em forma de estatística. Depois da criação do ao IDEB e do ENEM, temos notas que e patinam em torno de um 4.0 em escala de zero a dez. esse é u retrato do panorama nacional de ensino público e privado em alguns casos e para este o quadro sombrio existem desculpas e muitas desculpas. Algumas justificáveis, outras nem tanto.
Comemora-se muito o aumento de pessoas que estão estudando. Mas do que adianta dar um salto quantitativo e não um qualitativo? É triste perceber que a Educação neste país foi apenas prioridade em discursos, jamais em ação concreta. Tem-se também que ter o cuidado de não deixar passar despercebidos as escolas públicas e particulares excelentes que oferecem cursos de primeira linha e que nada, absolutamente nada, ficariam a dever se comparados com sistemas de educação de excelência estrangeiros.
O Brasil precisa acordar e perceber que todas as suas postulações, só serão alcançadas com investimento pesado e rápido na qualidade do ensino. Somos uma nação que apesar do crescimento do número de alunos na universidade, um diploma de nível superior ainda é privilégio de poucos. Talentos e talentos são desperdiçados todos dos dias por falta de oportunidade e de conhecimento. O que falta? Emprego? Não. Falta-se qualidade. Falta-se investimento. Falta-se vontade de mudar. Falta ação e sobra corrupção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário