sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bullying – uma violência muito presente. Por, Bruce Brocky.




Bullying, ou mais conhecido como violência verbal e/ou física gerada na comunidade escolar, tem aumentado ano após ano, cada vez mais intensificada e sem nenhuma perspectiva de ter fim.. O nome “bullying”, que provem do Inglês, foi inserido na nossa lingua há relativamente pouco tempo, tão recente até que muitos ainda desconhecem tal palavra.
Porém com o aumento dos números de casos apresentados, principalmente pela mídidido. o termo ficou extremamente difundido. A principal causa deste grave problema prende-se à divisão dos jovens em grupos que, por vezes, ridicularizam alunos que, segundo os seus padrões, são considerados inferiores aos outros e por isso são sujeitos às piadas, às reduções ao ridículo e até à violência física.
As vítimas que sofrem de bullying sofrem desde angústia e raiva até ao caso extremo da depressão. A depressão, por sua vez, pode levar ao suicídio, sendo capaz de passar por uma fase de automutilação [ferir-se a si próprio]. O suicídio, embora pareça impensável, é ao que muitos jovens recorrem e, sem motivação e capacidade para levantar a moral de novo, é quase impossível de ser evitado.
O bullying não escolhe idades, nem sexos, nem países...e é muito importante professores, pais, amigos estarem atentos para que esta situação tenha fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário