domingo, 19 de junho de 2011

Impostos. Por, Michael Lima.



Quem é o patrão, Estado ou Sociedade?
Imposto, nome que nos remete a injustiça, revolta, abuso e, sobretudo ao sentimento de estarmos sendo enganados, pois o dinheiro que deveria ser revertido em melhorias na educação, transporte público, saúde e segurança muitas vezes vão cair em cofres privados de políticos corruptos.
Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional (no caso do Brasil em reais), por pessoas físicas e jurídicas (empresas). O valor é arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc.).
O Brasil é um dos países que tem a maior carga tributária do mundo correspondendo aproximadamente a 38% do PIB (Produto Interno Bruto) o que acarreta uma série de problemas principalmente para o consumidor final, que paga um preço muito alto na aquisição de produtos e serviços.
Os impostos podem ser divididos em três grupos: federais, estaduais e municipais.
Os impostos federais são: o IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte; o IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados; o IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários) e o ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).
Os impostos estaduais são: o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e o IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões).
Já os municipais são: o IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais); o ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos e o ISS - Impostos Sobre Serviços.
É bom lembrar que não são só esses os impostos, estima-se que no Brasil existam por volta de 74 impostos e taxas que são cobrados com muita voracidade mostrando o autoritarismo de um governo que inverte os papéis agindo como patrão e cobrador sobre a sociedade; o estado é que é o prestador de serviços e deveria prestar contas com o mesmo rigor como o que cobra impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário