domingo, 27 de março de 2011

Turismo. O Porto, por Nathalia Faria.



A cidade do Porto, em Portugal, tem tantos motivos de interesse que muitos visitantes nem sequer vão mais longe, se apaixonam pela cidade e por ali resolvem permanecer durante toda a estadia. Seja para reuniões de negócios, turismo ou estudo (afinal, é a cidade portuguesa que recebe mais estudantes do programa erasmus), o local é atende à expectativa de todos os perfis de visitantes.

Num breve histórico, a cidade do Porto prosperou com o comércio desde que os romanos construíram um forte no ponto onde as suas rotas mercantis cruzavam o Douro. Rápido na expulsão dos Mouros no século XI e a aproveitar o aprovisionamento dos Cruzados a caminho da Terra Santa, o Porto tirou vantagens das riquezas geradas pelas descobertas marítimas portuguesas dos séculos XV e XVI. Mais tarde, o comércio de vinhos com a Inglaterra compensou a perda das lucrativas especiarias. Já nos séculos XX e XXI, o Porto expandiu graças à instalação de indústrias, universidades, centros de operações e vasto comércio que movimentam e trazem modernidade à cidade.

A segunda cidade portuguesa alia a indústria a um charme muito próprio. Em 2001, houve o reconhecimento da sua importância, a cidade foi Capital Europeia da Cultura, cujo centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. Para conhecer um pouco mais sobre seus encantos, vamos percorrer alguns dos principais bairros:

- Bairro da Sé: A catedral coroa a cidade e nas vielas no seu entorno há muitos monumentos. Não deixem de passar pela igreja renascentista de Santa Clara e a Estação São Bento. Abaixo da Sé está o bairro Barredo, que aparenta não ter sido modificado desde a Idade Média, as casas apóiam-se uma nas outras, formando um labirinto.

- Ribeira: Está junto ao rio Douro, abriga ruas estreitas e casas antigas, além da esplêndida Ponte Luís I. Lá nos deparamos com uma linda vista de Vila Nova de Gaia (onde estão as caves de vinho), muitos restaurantes, bares e clubes noturnos. É um dos cartões postais da cidade desde a sua revitalização.

- Cordoaria: Os jardins da Cordoaria, populares para os estudantes da Universidade do Porto, estão próximos à Torre dos Cléricos (monumento de passagem obrigatória). Os ruas íngremes em volta estão cheias de vida comercial.

- Aliados: a famosa avenida que segue até a Câmara Municipal encantando os turistas com a arquitetura dos prédios que a emolduram. Muitas lojas, bancos, cafés e escritórios a elegeram como sede. Nas proximidades ainda é possível chegar ao mercado Bolhão, local interessante para apreciar a variedade culinária e artesanal do cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário