quarta-feira, 30 de março de 2011

Politica. Por, John Lenon de Macêdo Silva.


Visita de Barack Obama ao Rio de Janeiro


Chega amanha,sábado,dia 19/03,a Brasília,o presidente dos EUA,Barack Obama.

Obama vem pela primeira vez,desde que assumiu o governo americano,ao Rio de Janeiro!No domingo,dia 20/03,Obama vem ao Rio,para visitar alguns pontos da cidade,como o Corcovado,Cidade de Deus e o clube do Flamengo na Gávea.

Medidas especiais de segurança,serão tomadas para a visita do presidente dos EUA,que faria uma apresentação na praça da Cinelândia,mas que acabou sendo vetada pelo governo americano,e agora,Obama,irá se apresentar apenas para um grupo menor de pessoas no Teatro Municipal. As causas do cancelamento ainda não foram reveladas,mas a justificativa mais provável,é que tenha sido por cautela,em função do aumento da tensão na Líbia.





)

O sistema de segurança na praça da Cinelândia,havia sido reforçado para a aparição do presidente dos EUA. A estação de metrô Cinelândia,que recebe diariamente um fluxo de cerca de 50 mil pessoas,ficaria fechada,e todas as pessoas que passassem pela praça usando mochilas,guarda-chuvas,e bolsas,seriam revistadas para maior segurança do presidente,sendo apenas permitida a presença com câmeras e celulares.

Um dos temas que serão discutidos entre o presidente Obama e a presidente do Brasil,Dilma Rousseff,será o fim da exigência do visto de entrada entre os dois países. Dilma quer que o Brasil seja incluído no Visa Waiver,que atualmente é composto por 36 países,entre eles,integrantes da União Europeia e países asiáticos como Japão e Coréia do Sul. O principal argumento brasileiro,é o incremento do turismo brasileiro nos EUA e a redução do risco de que os turistas se transformem em imigrantes ilegais.Existem alguns critérios técnicos para que países possam chegar ao Visa Waiver, um deles é o índice de rejeição de vistos,que é baixo no Brasil,apenas 5%.Outra questão é a imigração ilegal.Além disso a estabilidade política e econômica no Brasil também é levada em consideração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário