domingo, 27 de março de 2011

Tecnologia. Por, Carolina Elias.


Tecnologia

A tecnologia surgiu a partir da primeira necessidade humana de um instrumento ou máquina, quase tudo que temos hoje é uma tecnologia ou resultado dela. Mas, qual seu significado exato e onde podemos encontrá-la, são questões que muitas pessoas até hoje não conseguem responder.

A palavra vem do grego significando estudo da técnica, arte e ofício. São ferramentas e máquinas que ajudam a resolver problemas ou ao menos facilitar essa resolução. Enxergamos como uma coisa moderna, digital, relacionado a computadores e coisas do gênero, é uma inovação de fato, mas não precisa envolver somente o mundo digital. A roda, por exemplo, foi e ainda é uma grande tecnologia desde a época em que foi inventada. Afinal foi uma inovação para o meio de transporte, e uma ferramenta que proporcionou soluções de vários problemas, assim como a roupa, o parafuso, a escrita, etc.

Numa escala maior, temos tecnologia em áreas em que às vezes nem percebemos, como exemplo: tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial. Em todas essas áreas é fundamental termos uma inovação para nos ajudar com problemas e dificuldades. Sempre são usados recursos naturais para serem transformados em produtos úteis e esses em maquinarias como computadores, escavadeira...

A ciência e tecnologia sempre andaram juntas, a primeira é o estudo da natureza através do método científico, já a segunda é a aplicação do conhecimento cientifico para conseguir um resultado prático. Ou seja, a ciência estudou os elétrons na corrente elétrica, a tecnologia ajudou a criar a lâmpada.

Resumindo, a maioria do que temos e vemos hoje é o resultado de um estudo que se materializou em tecnologia. Ela existe por uma necessidade que o ser humano cria ou tem. Mas hoje em dia fica cada vez mais difícil de não ter ou aperfeiçoá-la, e acreditamos que não podemos mais ficar sem os instrumentos que existem para tornar nosso cotidiano mais ágil e acessível.

Por: Carolina Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário