terça-feira, 8 de março de 2011

MODA. Por, Susana Riechert.


Coco Chanel: Moda é passageira, estilo nunca.
Gabrielle Bonheur Chanel ( 19.08.83 - 10.01.71 ), mais conhecida como Coco Chanel foi uma das mias importantes estilistas do século XX. Com estilo e elegância, Coco Chanel libertou a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século XlX. As suas criações ditam e influenciam a moda mundial até hoje. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.
Ela vem de uma família muito numerosa, pois tinha quatro irmãos. O pai era feirante e a mãe doméstica.
Depois da morte de sua mãe, seu pai ficou responsável de tomar conta das crianças. As irmãs foram colocadas num colégio interno e os irmãos foram trabalhar numa quinta.
Em 1903, Gabrielle saiu do colégio e tentou procurar emprego na área de comércio e da dança, mas não teve êxito.
Mais tarde, ela vem a conhecer Etienne Balsan que foi um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos, mas o romance durou somente alguns meses.
Por volta de 1910, ela conhece o grande amor de sua vida, o milionário inglês Arthur Capel. Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus na rua Cambon em Paris. Capel pensava estar dando a ela um brinquedo e o que ele proporcionou a ela foi a sua liberdade, sua independência.
Meses mais tarde, Capel morre num desastre de carro.
Depois de sua morte, Chanel abriu a primeira casa de costura comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas e foi pioneira nas primeiras calças femininas.
Suas roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood e seu estilo ditava a moda no mundo inteiro. Os seus tailleurs são referência até hoje.
Em 1921, criou o perfume que fez dela uma grande celebridade por todo o mundo, o Chanel Nr. 5.
Faleceu no Hotel Ritz em Paris em 1971 onde viveu por anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário