sábado, 26 de março de 2011

Tecnologia. Por Hamilton Wilson.


NFC – Near Field Communication


Não faz muito tempo que para realizarmos uma chamada telefônica, interurbana ou internacional, no Brasil, necessitávamos de um aparelho telefônico fixo e do auxilio de uma operadora. Hoje em dia, a tecnologia da telefonia móvel nos permite comunicar com qualquer parte do mundo, de onde estivermos. A mobilidade da comunicação passou a ser de vital importância na vida das pessoas e seguindo essa tendência,. os modernos aparelhos de telefonia móvel, ou celulare, passaram a incorporar uma série de funções adicionais.

Agendas, jogos, email, internet, música, vídeo, GPS, são algumas dessas funções disponíveis nos aparelhos mais modernos, os “smartphones”. São tantas utilidades, que nos fazem lembrar dos canivetes suíços. Mas se depender dos fabricantes dos aparelhos novas funções serão incorporadas nos celulares, como por exemplo os cartões de crédito. Imagine a facilidade que seria ir até um estabelecimento comercial e efetuar o pagamento da despesa utilizando seu celular. Para viabilizar essa nova funcionalidade, será necessário equipar celulares com a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo-os efetuar transações com dispositivos especiais de venda.

A tecnologia NFC (Near Field Communication), similar a Bluetooh, propicia a comunicação entre dois ou mais dispositivos, desde que estejam próximos, algo em torno de 20 cm. A opção da utilização do NFC sobre o Bluetooh deve-se a fatores econômicos, já que o primeiro é uma plataforma aberta enquanto o Bluetooh é patenteado pela Ericsson.

Certamente ainda há vários problemas a serem superados, até que essa tecnologia venha a ser disseminada nos celulares. A segurança dessa comunicação/transação e a proteção do usuário em caso de extravio ou roubo do aparelho, estão entre as principais preocupações da indústria. Outras questões como: o interesse dos comerciantes em adotar essa nova tecnologia e o número de usuários de celulares dispostos a fazer uso dessa nova funcionalidade, também é objeto de estudos e pesquisas por parte dos interessados nessa tecnologia.

Superados esses problemas, a tecnologia NFC permitirá incorporar outras funções nos aparelhos celulares como: o documento eletrônico (carteira de identidade/motorista, passaporte) e transações bancárias. De olho nesse novo mercado estão gigantes como: Apple, Goggle, Verizone, Motoroal, sem falar nas operadoras de cartões de créditos e grandes bancos: brasileiros e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário