sábado, 26 de março de 2011

Economia.. Por, Susana Riechert.







A Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços para atender a população.
A Economia é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia que estuda os comportamentos individuais e a macroeconomia que não se detém em relações individuais, mas procura estudar a realidade econômica de forma global.
Na macroeconomia se estuda a diferença entre o PNB e o PIB, se estuda a variável consumo e investimento, os gastos do governo, as transações com o exterior, o déficit público, o modelo keynesiano, a criação e destruição de moeda, a contabilidade do sistema financeiro, a curva de Phillips, as políticas monetária e fiscal, a estrutura do balanço de pagamentos entre outros assuntos.
Já na microeconomia se estuda a curva de possibilidade de produção, a demanda e a oferta, elasticidades, a teoria do consumidor, a teoria da firma entre outros assuntos.
Também não se pode deixar de mencionar o estudo da Economia Brasileira, como o pensamento dos desenvolvimentistas e monetaristas, o I PND e o II PND, a chamada inflação inercial, os vários planos de governo com as trocas de moedas até finalmente o Plano Real, que foi quando o país conseguiu índices de inflação baixos. Foi com Fernando Henrique Cardoso que se dá esse verdadeiro milagre no país. Este plano econômico foi elaborado por Pedro Malan, Pérsio Arida, André Lara Rezende, Gustavo Franco, Edmar Bacha entre outros.
Graças a eles, temos hoje em dia, preços estáveis e isso possibilitou a toda a população maior poder de compra. Isso fez com que a população pudesse adquirir bens, que antes era totalmente impossível. Antes do Plano Real não se tinha a noção do que era caro ou barato, pois os preços subiam constantemente. Hoje, as pessoas pesquisando têm a possibilidade de comprar o produto que querem a um preço mais baixo.
Espero realmente que a equipe econômica que temos atualmente seja realmente capaz de continuar mantendo o real como uma moeda forte e que o Brasil continue crescendo e trazendo melhorias para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário