terça-feira, 8 de março de 2011

Gastronomia. Por, Susana Riechert.


A gastronomia inclui não somente a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação, mas também, o vestuário, a música ou a dança que acompanham as refeições.
A gastronomia nasceu do prazer proporcionado pela comida. A gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas.
Na Alemanha, a necessidade de se alimentar bem, muitas vezes considerados pelos brasileiros como uma comida pesada, se deve principalmente pelos longos invernos e a experiência dos tempos difíceis de guerra e pós-guerra.
O Hofbraeuhaus é a mais famosa cervejaria do mundo localizada no centro de Munique. Lá Adolf Hitler costumava fazer seus discursos sobre as idéias do partido nazista. Nesta cervejaria, a música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia e as pessoas que tocam e cantam estão com seus trajes típicos, transmitindo a forte cultura bávara. As pessoas que frequentam esta cervejaria costumam também dançar. É realmente um "must" para quem vai à Munique pela primeira vez.
O tipo de cerveja mais tradicional é a Helles servido em um caneco contendo 1 litro de cerveja. Lá, assim como em quase todos os restaurantes na Baviera, é servido a salsicha branca que vem acompanhada da mostarda doce além do Bretzel ( Pretzel em português ) que é um pão em forma de nó.
A gastronomia alemã vai muito além do chucrute, das "cucas" ( bolo ) e das salsichas acompanhadas pelos mais diversos tipos de mostarda.
Na Alemanha, se consome muita carne de porco e batatas, já que são produtos baratos para toda a população. Também costuma-se consumir os tipos de massas "Spaetzle e Schupfnudeln". Antigamente, Spaetzle só era consumido pela população de baixo poder aquisitivo, mas atualmente este prato é servido também nos melhores restaurantes. Eu sempre gostei de pedir "Kaesespaetzle" ( que é a massa com queijo junto com tiras de cebola fritas por cima) acompanhada sempre com um prato de salada verde.
Há diversos outros pratos típicos nesta região e que são todos muito saborosos, ou seja, quanto à culinária alemã eu nunca tive do que me queixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário