terça-feira, 8 de março de 2011

Clima e Tempo. Por, Susana Riechert.


Quando se está acostumado ao clima do Rio de Janeiro, é muito difícil para qualquer pessoa se adaptar a um clima em que só chove, como São Paulo, ou neva, como, por exemplo, a Alemanha.
Eu não sei direito o que aconteceu comigo para eu ter vivido na Alemanha por tantos anos. Na verdade, eu fui em busca de um emprego, já que na época em que me formei em administração de empresas, só havia demissões na área financeira, ou seja, isso aconteceu na época do nosso Presidente Fernando Collor de Melo.
Como eu não tinha emprego, resolvi após minha pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, ir para Alemanha, já que falava bem o alemão. Morei na Alemanha durante muitos anos e trabalhei na maior parte do tempo na área contábil. Como tinha contato diário por telefone com meus pais, não sentia tantas saudades assim.
Com o passar do tempo, o tempo foi me incomodando, não tanto pelo frio, mas por causa da neve. Na Alemanha já começa a nevar em novembro e vai até final de março normalmente, ou seja, são 5 meses de inverno. É muita neve mesmo. Caso você tenha um carro e esqueceu onde estacionou, não o encontra mais. Eu comecei a reparar nas pessoas idosas que atravessavam a rua com seu andador e levavam um bom tempo até chegar do outro lado da rua, na padaria, pois tinham um medo danado de cair e se machucar.
Todo ano, eu sempre levava um tombo e caía de cabeça na neve, lógico, quando a neve já tinha virado gelo. Até que houve um ano em que o tombo foi tão feio que no hospital me informaram que eu provavelmente não iria poder trabalhar por algumas semanas e ao ir ao médico recomendado pelo hospital, ele me disse que eu iria precisar fazer fisioterapia por 6 semanas e só a partir daí estaria apta a voltar para o trabalho. Bem, acabei sendo liberada para fazer fisioterapia no Rio e isso me ajudou muito com o clima daqui.
Esse tombo me fez ver, que eu havia escollhido um lugar para viver que não tinha nada a ver comigo, pois eu nunca gostei da neve e me fez pensar que eu não gostaria de envelhecer num lugar em que durante 5 meses do ano, você só sente frio e as pessoas só sabem reclamar do tempo e da vida.
Isso também me fez ver, como eu era feliz e não sabia e apesar de eu ainda não ter emprego, estou feliz por ter voltado a morar no Rio de Janeiro.


Photo:Marcelo Träsel


Nenhum comentário:

Postar um comentário