quinta-feira, 31 de março de 2011

Política. Por, K A E L L I N K A S T R O.


POLÍTICA OU PIADA PRONTA?

No Brasil assim como em outros países a política não é levada tão a sério quanto deveria, as pessoas votam e esquecem que exercer a cidadania não é só eleger alguém para representá-las e sim acompanhar essa administração de perto para pelo menos tentar garantir que seus direitos sejam respeitados, direitos como; o direito a vida, direito a liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

O que torna a política um assunto de pouco interesse e às vezes até desagradável pode ser a maneira como os políticos se safam de certas responsabilidades e até mesmo de crimes. Políticos que respondem a processos na justiça continuam no poder, poucos são condenados. Políticos acusados de roubo também voltam ao poder, parece até que o povo não tem memória, esquece tudo. E ainda tem aqueles políticos com má vontade, que burocratizam tudo; ganham salários altíssimos para fazer algo em prol das pessoas e não fazem nem o necessário, prometem, prometem e pouco fazem.

Quando o problema é “caixa 2” ou qualquer outro tipo de corrupção ou crime sempre é a mesma história, instalasse uma comissão parlamentar de inquérito, as famosas CPI’s; quando todo mundo já sabe no que vai dar; em “pizza”. O brasileiro tem que parar com essa conversa e cobrar até o fim para que a justiça seja feita e deixar de eleger essas pessoas de caráter duvidoso. A sensação de impunidade, a corrupção e a esperança “morta” talvez façam com que a maioria das pessoas percam a vontade de participar ativamente na construção de um país melhor. Aqui no nosso país as pessoas votam por obrigação e não por se sentirem responsáveis pelo rumo que nossa pátria vai tomar. Antes, em tempos mais difíceis as pessoas iam às ruas, lutavam com mais vontade a favor dos seus direitos hoje parece que fica um esperando pelo outro, acomodados e o que é pior aceitando tudo calado.

O que é também lamentável é como a carreira política se tornou alvo de estrelas televisivas, jogadores de futebol, ex-participantes de reality shows e até palhaço. Talvez pela facilidade de ganhar dinheiro “mamando nas tetas” dos cofres públicos. Isso é mais vergonhoso ainda por que elas acabam sendo eleitas, quer seja por uma forma de protesto ou por vontade real do povo; o fato é que isso só atrapalha a democracia. O povo vai elegendo pessoas que não sabem administrar nem sua própria vida quanto mais administrar uma cidade, um estado ou até mesmo um país.

Acredito que com a velocidade das informações graças à tecnologia, teremos uma mudança significativa na política no Brasil. Com um povo mais informado será mais difícil enganá-lo. Pelo menos assim espero.

Michael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário