sábado, 26 de março de 2011

Arte. Por, Susana Riechert.




Arte é algo difícil de definir. Pode-se dizer que a arte representa um ideal de beleza e harmonia que é influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar.
Algumas produções humanas são facilmente identificadas como "obras de arte". É o caso da arte egípcia. A religião influenciou toda a vida egípcia, determinando o papel de cada classe social e por fim orientando toda a produção artística desse povo.
Além de acreditar que os deuses poderiam interferir na história humana, os egípcios acreditavam que após a morte a alma voltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse o morto.
A arte egípcia se baseava principalmente na glorificação dos deuses. Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena sem demonstrar nenhuma emoção. Tentavam mostrar assim uma ilusão de imortalidade.
As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e elas pretendem mostrar solidez e durabilidade, sentimento de eternidade e aspecto misterioso e impenetrável.
Os monumentos mais significativos da arte egípcia são os túmulos e os templos. Eles são divididos em três categorias, as quais são: a pirâmide, que é o túmulo real, destinado ao faraó, a mastaba, que é o túmulo destinado a nobreza e o hipogeu que é o túmulo destinado à gente do povo.
Quanto à pintura, eram representadas maiores as pessoas com maior importância no reino, ou seja, primeiro vinha o rei, seguido de sua mulher, depois o sacerdote, os soldados e por fim o povo.
Os egípcios escreviam usando desenhos. Eles desenvolveram três formas de escrita, que são os hieróglifos - a escrita sagrada; hierática - utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes e a demótica- escrita popular.
Enquanto a arte egípcia é uma arte que tem como fundamento a glorificação dos deuses, a arte grega se baseia na inteligência, pois os seus reis eram seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega contempla a natureza, a busca da perfeição, o racionalismo, amor pela beleza, interesse pelo homem e a democracia.
Resumindo, uma obra de arte depende do contexto em que ela foi produzida, como por exemplo, da época ou do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário