sábado, 26 de março de 2011

Tecnologia. Por Susana Riechert.


Em Hanover, na Alemanha, entre 1 à 5 de março houve a edição 2011 da CeBIT, uma das maiores, senão a maior, feira de tecnologia do mundo. Nesta feira, fabricantes e visionários do mundo mostraram as novidades e as tendências para os próximos anos.
O nome CeBIT vem de "Centrum fuer Buero und Organizationstechnik" ou Centro de Tecnologia para Escritórios e Organização.
Nesta feira participaram 4200 empresas vindas de 70 países e aproximadamente 330 mil visitantes compareceram.
Uma das novidades mostradas foi a tecnologia da Tobii, desenvolvida em parceria com a chinesa Lenovo, que permite controlar o notebook com os olhos, graças a sensores instalados na máquina.
Este notebook foi desenvolvido principalmente para pessoas que sofrem de paralisia pudessem usar computadores. Foram produzidos 20 máquinas para testes. Os desenvolvedores acreditam que com a interface é possível apontar, selecionar ítens e rolar páginas apenas com os olhos. A tecnologia funciona tanto com óculos quanto sem óculos.
Outra novidade mostrada na feira foi o Thespian, que é um robô que foi criado para atividades de entretenimento. Ele canta e interpreta Shakespeare com um inglês perfeito. Este robô não vai obedecer ordens como limpar o chão ou buscar o jornal, ele só foi feito para entreter.
O Thespian foi criado pela empresa Engineering Arts, da Inglaterra e se parece bastante com robôs que estamos acostumados a ver em filmes de ficção ciêntífica. O Thespian está disponível para venda e locação a partir de US$ 50 mil.
Entre as vantagens e desvantagens que a tecnologia traz para a sociedade, pode-se afirmar que a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e que o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade. No entanto, uma de suas desvantagens é a poluição e a outra é o desemprego causado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio.
Resumindo, se por um lado, a tecnologia traz enormes benefícios para a sociedade, também traz inúmeras desvantagens, já que cada vez mais o trabalho do homem é subsituído pelo trabalho das máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário