sábado, 26 de março de 2011

Esportes. Por, Susana Riechert.


Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses, principalmente Zeus.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades gregas. Os jogos mostram também a importância que os gregos davam aos esportes e a um corpo saudável.
Os jogos deixaram de existir no começo da Era Cristã, quando os romanos dominaram a Europa por volta do século ll antes de Cristo.
Os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas em 1896. Nesta primeira Olímpiada da Era Moderna participaram 285 atletas de 13 países para disputarem um conjunto de modalidades esportivas.
As Olímpiadas têm como seu principal objetivo promover a paz e a amizade entre os povos. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados representando os cinco continentes.
No entanto, apesar do seu principal objetivo, houve algumas olímpiadas que não representaram essa união.
Nas Olímpiadas de Berlim em 1936, o chanceler alemão Adolf Hitler, por ter a convicção da superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.
Nas Olímpiadas em Munique ( 1972 ) um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. Os Jogos Olímpicos, a partir desse evento, ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.
Também, em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, devido à invasão no Afeganistão pelas tropas soviéticas.
Nas Olímpiadas de Los Angeles em 1984, a URSS não participou dos jogos alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.
No ano de 2008, as Olimpíadas foram realizadas na cidade de Pequim e as próximas ocorrerão em 2012 na cidade de Londres.
Depois de três tentativas fracassadas, o Rio ganha as Olimpíadas de 2016 e o Brasil já se prepara para gastar R$ 25,9 bilhões.
Os jogos olímpicos antigos saudavam os deuses gregos, mas os jogos modernos procuram a paz, a amizade e o bom relacionamento entre todas as nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário