domingo, 29 de agosto de 2010

Turismo

O turismo é uma das atividades que mais crescem no mundo atualmente. Hoje temos também no Brasil diversos setores do turismo como: turismo rural, turismo de aventura, turismo ecológico, turismo religioso, turismo desportivo, turismo cultural, turismo de negócios, entre outros. Este setor movimenta uma parcela considerável da economia brasileira, pois além de contribuir com grandes receitas, gera uma quantidade muito grande de empregos. Por este motivo as atividades ligadas ao turismo são cada vez mais estimuladas pelo governo e também por instituições privadas através de programas com foco na diminuição do custo de deslocamento interno, na melhoria da infra-estrutura turística, capacitação de mão de obra para o setor e divulgação do país no exterior.
O turismo interno é muito forte economicamente no Brasil, porém o turismo internacional não atinge a quantidade de turistas que sua capacidade permite, apesar de opções variadas de turismo e enorme território a ser visitado, ou seja, atingimos uma parcela muito pequena de quantidade de turistas estrangeiros com relação a parcela alcançada por outros países com o mesmo potencial que o nosso . Os fatores que afastam turistas, principalmente os estrangeiros são: medo da violência, ausência de estrutura ou pequena estrutura, falta de pessoas capacitadas no setor, além da grande distancia entre o Brasil e os países emissores de turistas como: Estados Unidos, China, e países Europeus.
O governo e as instituições privadas estão investindo consideravelmente para aumentar a participação deste setor na economia. Porém a participação da sociedade também é muito importante, pois esta tem um papel decisivo tanto na implementação quanto na manutenção dos processos.
É importante que a sociedade também atue como fiscalizadores do governo nos processos já implementados como o programa Vai Brasil que é um projeto que tem o intuito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos no Brasil com condições especiais de preços; nos projetos de prefeituras que oferecem curso de idiomas principalmente a pessoas carentes a um custo baixo ou até em determinados caso sem custo algum; a casos de denúncia em situações que apresentem dano, descaso ou até mesmo discriminação a turistas, pois é necessário que todos se envolvam e entendam que a melhoria e incentivo ao turismo beneficia toda a sociedade.
Podemos aumentar a renda de diversas famílias aumentando a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, podemos melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade com a receita obtida através deste setor, ou seja, se todos cooperarem todos saem ganhando: se melhorarmos o atendimento aos turistas, mais turistas que deixarão mais dinheiro no país.
O Brasil, onde podemos explorar todos os setores do turismo, ainda tem uma participação muito tímida, comparada a outros países com características semelhantes e em muitos casos até inferiores. Porém nossos governantes e a sociedade como um todo vem se conscientizando da importância e da diferença que a atenção a este setor pode trazer de benefícios.






Por, Ana Paula Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário