sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Esporte e inclusão social.

O esporte e a inclusão social estão cada vez mais ligados.
Há inúmeros meios onde poderei citar a inclusão social trazida através dos esportes.
Jovens carentes buscam em todas as partes do mundo oportunidades para melhorar de vida, sempre na esperança de encontrar a felicidade e tranqüilidade, livre de ameaças, drogas e tráfico. Também podemos falar dos deficientes físicos, que buscam através do esporte formas de superação.
Nós do rio de janeiro, pudemos acompanhar de perto, nos jogos pan americanos de 2007, a vontade, garra e dedicação desses atletas, que lutam para conquistar seu lugar na sociedade, muitas vezes preconceituosa.
Aproveitando o gancho, não podemos deixar de citar a inclusão que o esporte é capaz de fornecer com esses grandes eventos mundiais, como a copa do mundo, olimpíadas e jogos pan americanos, onde voluntários sem muitas oportunidades de emprego, passam a conhecer a rotina de trabalho, aprendem a se comunicar melhor com as pessoas, abrindo novas portas para possíveis oportunidades de vida e de estudos.
O governo juntamente com a fundação Roberto Marinho, forneceu para população brasileira uma excelente oportunidade de integração social, com cursos gratuitos e on-line de inglês, cujo nome é “Olá, turista!”, o foco desse projeto é capacitar ainda mais a população brasileira, para receber os turistas na copa do mundo de 2014 e também nas olimpíadas de 2016. O projeto aplica provas e ao fim do curso, ainda fornece um diploma de formação, além do foco na comunicação direcionada a termos esportivos, onde a população estará capacitada para interagir, se comunicar e hospitalizar os turistas nos grandes eventos esportivos que a cidade irá sediar.
Um grande exemplo de inclusão social direcionada ao esporte é a ONG paulista “Pelo Esporte”, fundada em 1998, ela foi idealizada pelo Prof. Dio e desenvolvida a partir da retirada de crianças carentes dos bairros pobres e introduzindo-os em projetos esportivos. A Idéia do Prof. Dio era simples, oferecer a crianças pobres e sem acesso a cultura, um ambiente propicio a desenvolvimento e afeto, dentro da “Pelo Esporte” as crianças tem acesso a computadores, livros, e é claro, principalmente diversas atividades esportivas. Com os 12 anos de fundação da ONG, estima-se que aproximadamente 1400 crianças tenham sido retiradas do das ruas, da criminalidade e da carência, e agora participam ativamente de projetos sociais, culturais, acesso a educação, e outros benefícios. A ONG forma campeões em esportes como: Boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karate, kung fu, muay thai e outros.
É evidente a importância do esporte na vida de crianças, adolescentes e jovens no nosso país, essencialmente nos grandes centros urbanos, onde a marginalidade, carência de educação e influências negativas são mais presentes. É nosso dever como cidadãos preservar os direitos dos nossos jovens acolhendo-os das melhores formas possíveis, visando sempre o seu crescimento intelectual, cultural e educacional, o esporte tem se mostrado uma arma poderosa contra a omissão do poder público em todos os seus aspectos, sendo assim, fica como sugestão, marcar um gol nessa idéia!

Thayana Vetere Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário