domingo, 29 de agosto de 2010

Redes Sociais.





De forma muito simples as redes sociais surgiram, aparentemente, apenas com o objetivo de integrar pessoas, algumas em busca de manter contato ou até mesmo renovar aqueles perdidos no tempo, outras a fim de fazer novas amizades. A partir disso formaram-se grupos e comunidades unidos pelos mesmos interesses e preferências, e logo esta nova forma de se relacionar foi adquirindo adeptos que “convidavam” seus próprios amigos a ingressar alavancando o processo de popularização dessas redes.
O sucesso foi tamanho que a medida que crescia o número de acessos multiplicavam-se os sites com diferentes nomes, funções e aplicativos. A aceitação foi tão grande que influenciou até mesmo a questão da inclusão digital, já que muitos dos que nunca haviam tido contato ou até mesmo interesse pelo universo da internet, sentiram necessidade de possuir uma página que pudessem “chamar de sua”. É bem verdade que logo apareceram também os que abominavam a idéia de ter seus gostos, fotos e fatos publicados na internet a mercê de um clique, mas logo surgiram mais opções de privacidade e proteção.

Como se sabe, hoje a organização que tratar seu consumidor individualmente de forma a perceber quais são as reais necessidades de cada um e principalmente quais são os seus maiores desejos, terá a receita do sucesso no mundo do mercado altamente competitivo, por isso muito mais do que simplesmente integrar pessoas, do ponto de vista do marketing empresarial elas são uma grande, senão a maior, ferramenta utilizada para fazer a aproximação de seus clientes além da segmentação de mercado pois através dos sites de relacionamento e microblogs podem saber o que o seu público alvo está pensando, além de buscar personalidades que sejam referências para cada tipo de público, descobrir sobre o que elas escrevem e o que elas desejam, a exemplo do conhecido blog mantido por Lourdes Maria – nada mais , nada menos que a filha da Madonna – que influencia mundialmente uma imensa legião de meninas adolescentes.
As mudanças ocorreram também na área de expansão da percepção das marcas ou no lançamento de um produto, de forma que um site que é acessado repetidas vezes diariamente tornou-se um veículo poderoso de divulgação, o que fez com que as empresas pudessem explorar novas intervenções midiáticas.
No ambiente corportativo a consulta as redes sociais tornou-se parte do processo seletivo de grandes empresas, bem como o surgimento de páginas relacionadas específicas para a área profissional.
O fato é que a popularização e massificação da internet pela influência de uma rede de relacionamentos foi, e está sendo, capaz de modificar mundialmente os rumos de uma sociedade, tanto do ponto de vista tecnológico, já que sua influência atinge até mesmo a venda de celulares com internet, quanto do ponto de vista comportamental já que está provado que as relações interpessoais não tem mais fronteiras e nem distância, além do que todos querem fazer algo que faça a diferença em meio a tanta diversidade para poder “compartilhar” e “tornar-se fã.

“Curti!”









Por, Lívia Diniz Mendes.

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