sábado, 28 de agosto de 2010

Esporte é Vida



O Esporte na vida dos seres humanos vem trazendo muitos benefícios para saúde como todos nos já sabemos já outros fingem não saber, alem disso não podemos esquecer-nos dos que possuem necessidades especiais, onde havia muito preconceito e cada dia mais vem se superando e quebrando barreiras de preconceito.
É difícil botar no papel todos os benefícios que o esporte traz para a saúde física e mental, trazendo bem-estar individual, coletivo e traz consigo interação entre os esportistas, melhorando a qualidade de vida da população. A prática regular de exercícios ajuda também a perda de peso, ajudando o individuo deixar de ser sedentário prevenindo doenças do coração. Já no campo da saúde mental ajuda na regulação das substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo de sangue no cérebro, assim evitando assim ter problemas como o estresse.
Embora o esporte seja bastante praticado, surge então o grande interesse para uma grande parte de pessoas que portam necessidades especiais, buscam não só o lazer esportivo e sim a superação de obstáculos, participando de olimpíadas, ganhando medalhas, essa é uma das formas de abraçar uma atividade física que pode transformar o dia-a-dia de um atleta especial. Trazendo consigo o Esporte paraolímpico. Onde a história do esporte paraolímpico no Brasil teve início em 1958 com a fundação do Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro. A iniciativa partiu dos atletas paraplégicos, Robson de Almeida Sampaio e Sérgio Del grande. (fonte do site http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-paraolimpicos2.htm)
Em virtude dos fatos mencionados podemos concluir que atividade física na vida de uma pessoa vem trazendo, mais do que uma vida saudável e sim mudanças extraordinárias, acabando com os preconceitos e unindo os de necessidades especiais a um convívio com a sociedade sem discriminação. Pois então pratique esporte, pratique a VIDA!

Por, Marcos Antonio R da Cunha Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário