
Meio ambiente: Ou a gente cuida dele ou ele cuida da gente.
Caros amigos, esta é a primeira vez que escrevo para esse blog e espero sinceramente apresentar um ponto de vista agradável e que desperte o interesse de vocês. Não tenho a intenção de repetir tudo que se fala nos jornais, televisão e no meio acadêmico, mas não posso deixar de mencionar que o ciclo de vida do ambiente depende de nossas ações diárias. Essas ações individuais sempre são postas em prova já que é difícil visualizar o bem estar coletivo ao se cuidar do meio ambiente. Mesmo assim trago dicas que podem e devem ser incorporadas nosso dia-a-dia.
Para iniciar esse papo não tem como não começar pela água, ou melhor, pela forma como usamos a água, por exemplo: ao escovar os dentes, fazer a barba ou mesmo lavar as louças, mantenha a torneira fechada. Use menos água quente, dê preferência a banhos frios, tente limitar seus banhos a aproximadamente cinco minutos e durante o banho, procura fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. A utilização consciente da água é um dos pontos mais importantes para a manutenção do meio ambiente, por isso essa consciência individual, faz uma diferença enorme no bem estar coletivo. Por isso, evite vazamentos em torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixa d’água e tubulações, em área sujeitas a secas, armazene água da chuva, aproveite o clima para economizar e evite lavar o carro com mangueira. Os jardins e os gramados devem ser regados com moderação, pela manhã ou à noite.
Em sua casa, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados, limpe ou troque os filtros de seu aquecedor e ar condicionado e prefira eletrodomésticos novos e de baixo consumo de energia. Substitua a lâmpada incandescente normal por uma fluorescente compacta, aproveite a claridade do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas, pinte a casa com cores clara, pois parede escura não reflete luz. Acenda a luz só quando precisar e apague quando não houver ninguém no local. Evite comprar móveis de madeira ou que não tenham a certificação do FSC (“selo verde” garante que a madeira foi extraída de forma legal e sem destruição das florestas primárias).
Na cozinha, instale a geladeira e o freezer longe do fogão e dos raios solares, ajuste a temperatura da geladeira entre 3 a 5ºC, evitando acúmulo de gelo e diminua a aberturas freqüentes de por e por tempo prolongado. Evite guardar comida ainda quente no refrigerador, mantenha a borracha de vedação da porta em bom estado e nunca seque panos no motor da geladeira. Quanto ao fogão, o instale num local protegido de correntes de ar, enquanto não estiver usando o mesmo, deixe o registro do gás fechado. Não se esqueça de regular o fogão sempre que as chamas se tornarem amareladas e emitirem ruídos, use sempre as bocas maiores do fogão,utilize as panelas de fundo largo e tampe bem as panelas. O alimenta fica pronto mais depressa e você gasta menos gás. Se você usa chuveiro com aquecedor a gás, lembre-se também de não deixar o piloto do aquecedor instantâneo aceso o tempo todo.
Na área de serviço, sempre que possível, dê preferência ao varal em vez de usar a secadora, somente use a máquina de lavar roupa com muitas peças, na capacidade máxima e não exagere no sabão. Ligue a lavadora de louça apenas quando estiver com sua capacidade total preenchida e diminua a temperatura da lavagem. Não passe a roupa ao poucos e não deixe o ferro ligado, evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados.
Sua alimentação também pode fazer diferença quando se fala em cuidados com o meio ambiente, por exemplo: compre alimentos frescos em vez de congelados, coma menos carne vermelha. O metano é o segundo gás que mais contribui com o efeito estufa, e um dos principais emissores desse gás é o gado. Sua dieta baseada em grama e seus estômagos múltiplos são responsáveis pela produção do metano que exalam a cada respiração. As atividades físicas, também impactam diretamente no bem estar do ambiente. Se possível, deixe o carro na garagem, reveze a carona, utilize o transporte público, melhor ainda, caminhe, pedale ou corra. Realize pequenas alterações em seus costumes diários no carro, como, desligar o motor nas pequenas paradas a partir dos 20 segundos, manter o motor do carro regulado, checar a pressão dos pneus toda semana e não exagerar na utilização do ar condicionado e dos sistemas de som de potência elevada.
Por fim não poderia deixar de falar do lixo e do impacto dos diversos materiais no solo. As pessoas precisam entender que o lixo é um dos maiores poluidores e que precisam mudar de atitude com relação a ele. Não jogue o lixo em terrenos baldios ou em encostas, separe os lixos (vidro, papel, metal e plástico), compre, sempre que possível, bebidas com embalagens de vidros retornáveis e quando puder leve os vidros usados a um coletor de garrafas. Procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando novas receitas. Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel que não serão novamente utilizadas. Escreva nos dois lados do papel e use, sempre que puder, produtos feitos com papel reciclado. Escolha produtos que tenham a opção de refil e use bolsa própria (lona ou pano) quando for às compras ou reutilize os sacos plásticos. Sua atitude em relação ao meio ambiente tem que ser modificada, portanto, ajude a recuperar as áreas verdes e plante uma árvore.
Por, Marcio Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário