sábado, 28 de agosto de 2010

MEIO AMBIENTE



Ambiente ruim, Qualidade de Vida Ameaçada!

O dia a dia do ser humano, como vive e onde realiza suas atividades, ocorre em ambientes providos ou não de “verde”. É, quando se pensa em Meio Ambiente vem a imagem de vegetação, rios, montanhas, tudo que está ligado diretamente com a natureza. Mas, a cada dia o homem está em menos contato com ambientes naturais e com ares puros, principalmente nas grandes cidades, submetendo e adaptando-se, mais e mais à ambientes artificiais, confinados em escritórios, utilizando lâmpadas até mesmo em dias claros (ambiente sem janelas) e o uso contínuo do ar condicionado (locais fechados e sem ventilação).
A preocupação diária e a necessidade em manter o mínimo do padrão de vida, faz com que as pessoas trabalhem mais, e muitas vezes, sem qualidade no seu ambiente de trabalho. Fora isso, depara- se com a limitação, escassez de lugares ao ar livre e com segurança para atividades físicas, entretenimento e lazer. E, quando possível, o cidadão, muitas vezes, fica na dependência de meio de transporte para chegar a lugares com mais ofertas “naturais” de ambientes.
No caso da Cidade do Rio de Janeiro, a região da Zona Sul é uma das mais privilegiadas em ambientes naturais e infra-estrutura, como a Lagoa Rodrigo de Freitas , as praias de Ipanema e Copacabana , o Jardim Botânico , são opções ao ar livre, para quem mora nestes bairros .
E, além do ambientes naturais, atitudes ecologicamente corretas estão sendo inseridas nos hábitos de cada um para diminuir os impactos nos locais em que vivem. A cada dia ganha mais força o não uso de sacolas plásticas, a coleta seletiva, utilização consciente no uso da água, ou seja, poupar os recursos naturais para que gerações futuras tenham acesso ao mínimo de estrutura da natureza para o desenvolvimento de suas atividades.
Enfim, tudo que é realizado, uma conta é gerada, e o pagamento nem sempre vem na hora. Sem perceber o homem da geração atual está “pagando uma parte da conta”, a qual o seus antepassados não imaginavam ou não se preocupavam que estavam deixando, aprendendo assim a se adaptar a uma nova realidade, que se não cuidar, perde, e se zelar pelo Meio Ambiente em que vive e tem, não faz mais que obrigação.
Fonte da Foto: Google Imagens.


Por, Priscila Miranda de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário