sábado, 28 de agosto de 2010

Mercado de Trabalho (Gastronomia)




Restaurantes Temáticos











A tendência vista na sociedade moderna (a partir da 2ª Guerra Mundial) é a conversão dos restaurantes de um local de alimentação, onde viajantes buscam uma refeição de qualidade longe de casa, para um local aonde as pessoas vão para se divertir. Os restaurantes passam então a incluir também shows, pistas de dança, ambientação especial, e opções que atenda a toda uma família, ou a grupos diferentes de amigos.
Esta tendência culmina com os restaurantes temáticos de hoje, que buscam transportar a sua clientela para outra realidade, como um país diferente, ou uma época já passada. Para isso, montam toda uma decoração e um ambiente especiais, com pratos típicos de lugares ou tempos específicos, e garçons especialmente treinados e vestidos para remeter a essa outra realidade.
O objetivo final destes estabelecimentos é oferecer aos seus clientes uma experiência que seja ao mesmo tempo única e inesquecível, de forma que eles desejem sempre retornar. São obrigados, portanto, a oferecer um serviço diferenciado, de altíssima qualidade, para garantir a satisfação do cliente a todo custo.
Embora este tipo de estabelecimento faça grande sucesso quando bem executado, e possua algumas das maiores margens de lucro dentre todos os tipos de restaurantes, são também um investimento de alto risco, pois dependem de muito mais do que apenas a qualidade da comida para serem bem sucedidos.
Na comunidade moderna, o homem busca três elementos fundamentais em qualquer ambiente de alimentação: a qualidade do alimento que está sendo ofertado, a qualidade do serviço pelo qual ele está pagando, e, principalmente, a possibilidade de compartilhar a experiência da refeição com outras pessoas. Obviamente, estes pontos estão intrinsecamente interligados. Não é possível ter uma experiência compartilhada com outros se a comida é ruim, ou se o serviço é péssimo.
Para se que uma empresa se diferencie no mercado é necessário conhecer a fundo o mercado, estar à frente dos concorrentes e inovar a todo instante. A palavra “inovar”, do latim innovare, significa tornar novo, renovar, enquanto “inovação” traduz-se pelo ato de inovar. Inovação se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Isso porque quando se cria algo, o mais comum é que sejam apenas modificações em algo já existente. Quando o que é criado é inesperado, diz-se que houve inovação, e que o que foi criado é inovador. Na opinião de Joseph Schumpeter: “É o impulso fundamental que coloca e mantém em movimento a engrenagem da economia”.
A empresa é um sonho que se fez realidade, mas para que o sonho se torne real é necessário conhecimentos sólidos em administração de empresas para elaborar um plano válido, ou seja, estudar o mercado, conhecer as oportunidades e as ameaças que a empresa pode enfrentar, como se proteger e tirar proveito da situação atual e futura e por fim adequar a idéia à realidade traçando todos os elementos e estratégias internas e externas relevantes para dar início a um novo empreendimento.



Por, Tatiana Mota Barbosa Ferreira.

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