sábado, 28 de agosto de 2010

Gastronomia.


Comidas Típicas da Região Sudeste

A Região sudeste é, sem dúvida, a região com mais diversidade nos hábitos alimentares São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais têm, em suas riquezas, misturas e restaurantes com cardápios que englobam culinárias de todo o país. Começando pelo estado de São Paulo que tem uma culinária bastante eclética. A cozinha trivial tem como base o arroz, feijão e o prato principal, que pode ser bife, além da batata frita e a salada de alface e tomate. São Paulo também conserva especialidades próprias, com destaque para a galinha d’Angola à paulista, as empadinhas de Cananéia, o cuscuz paulista e a capivara à caipira. A culinária Italiana sempre está presente em São Paulo, pois é grande a variedade de massas, molhos e pizzas. A culinária carioca adapta todo tipo de comida a seu gosto, mescla todos os tipos de pratos nacionais e internacionais, atuais e históricos, a feijoada completa criada, na época colonial, pelos negros, mergulhada em denso caldo de feijão preto, temperado com alho, folhas de louro e cebola, escondem-se uma fartura de carnes, acompanhadas de couve desfiada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta e, geralmente, a feijoada é consumida com uma boa caipirinha. Ainda posso citar o caldo verde, o bacalhau etc. No Rio de Janeiro, como em São Paulo, inúmeros restaurantes oferecem todos os tipos de cozinha, brasileiras e internacionais. A cozinha capixaba é rica em frutos do mar. Em qualquer estação do ano não faltam mariscos, crustáceos e peixes das mais variadas espécies, tendo como principais pratos típicos: a moqueca capixaba, muma de siri, peroá frito, moqueca de banana da terra, bolinho de arroz, beiju de tapioca e bolo de mandioca. Para o preparo dos pratos salgados utiliza-se bastante o urucum. A moqueca tradicional do Espírito Santo é mais leve que a baiana, com seu caldo se faz o pirão, ambos em panela de barro, pois se for feito em outro tipo de panela não terá o mesmo sabor, além do mais a panela de barro mantém o peixe aquecido por mais tempo. Os pratos típicos da cozinha de Minas Gerais estão entre os mais conhecidos e apreciados do país. A combinação de ingredientes de uso local e tradicionais resulta em pratos de sabor único que são unanimidade nacional. Dos diversos pratos que essa cozinha nos proporciona é imprescindível provar três delícias: a galinha ao molho pardo, a leitoa pururuca e o tutu de feijão com torresmo e couve picada. E Minas vai além, com o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o arroz-de-suã. Outro marco desta região é o famoso pão de queijo, presente na mesa de café da manhã da maioria dos mineiros. Não podemos esquecer-nos de destacar os famosos doces, como: doce de leite, ambrosia, suspiro, ovos queimados e outros. Em Minas tudo acompanhado, a caráter, por um queijo Minas. Para arrematar, um café mineiro, coado na hora, em coador de pano.
Bem, agora algumas dicas de onde encontrar e poder apreciar essas comidas típicas da nossa região sudeste aqui na Cidade do Rio de Janeiro:
À Mineira

Com um ambiente rústico e típico de Minas a casa oferece a tradicional culinária de do estado com um bufê de dar água na boca, entre eles grelhados, saladas, massas e sobremesas. O cliente pode desfrutar das delícias do interior depois de saborear a pura pinga mineira.

Rua Visconde da Silva 152 – Humaitá.


Brasileirinho

O lugar que ganhou o nome de Brasileirinho é uma perdição para aqueles que curtem as delícias trazidas de Minas Gerais. Nas prateleiras há doces em compotas, temperos, rapadura, goiabada, panelas de pedra sabão, artesanato regional.
São servidos petiscos típicos como linguicinha de porco, queijos da Serra da Canastra. E ainda poder se deliciar com uma música ambiente dos ritmos brasileiros.

Rua Jangadeiros, 10 A – Ipanema.

Casa da Feijoada

Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade serve com abundância o prato típico mais antigo e tradicional do país. O grande diferencial é que o cliente escolhe os tipos de carne que deseja na sua feijoada.

Rua Prudente de Moraes 10 B - Ipanema.

Azul Marinho

O Restaurante Azul Marinho mistura receitas da roça e frutos do mar. O peixe carioca, filé de linguado inteiro grelhado com molho de camarão, aipim salteado na manteiga e arroz branco é um dos pratos mais pedidos, assim como as moquecas. Com camarão e peixe, ela pode ser feita à moda baiana, capixaba, paraense, ou carioca. Acompanha arroz, pirão e farofa.

Avenida Francisco Bhering, s/n – Arpoador.

Escolha o restaurante que você preferir, e Bom Apetite!!!




Por, Lília Vasní.

Nenhum comentário:

Postar um comentário