domingo, 29 de agosto de 2010

Turismo e Meio Ambiente.


Meio Ambiente e Turismo, é possível equilibrar essa equação ?
“O Desenvolvimento Sustentável é uma atividade que harmoniza o imperativo crescimento econômico, com a promoção do equilíbrio social e a preservação do patrimônio natural, garantindo assim que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades futuras”
Essa definição foi estabelecida, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1991.
Nos dias atuais, é de conhecimento das sociedades mais desenvolvidas que o turismo gera impacto ao meio ambiente, muitas vezes, irreversíveis.
Um dos segmentos mais importantes da atividade, um dos mais conhecidos, é o ecoturismo. Contudo, mal conduzido, pode vir a provocar impactos à natureza, causando danos significativos ao meio ambiente e comunidade local. Vale, todavia, ponderar sobre o outro lado da questão. Com isso em mente, destacam-se os impactos positivos e bastante relevantes, quando o ecoturismo é desenvolvido de forma correta e criteriosa.
Bom exemplo disso é a criação de áreas de proteção ambiental (APAs) e a disseminação da educação ambiental como fonte de mudança comportamental, que estimula “(...) a contribuição para a formação de cidadãos mais conscientes.das práticas de turismo sustentável.” Não podemos deixar de enfatizar os aspectos sociais e econômicos envolvidos na atividade em si e na sua extensa rede de agentes. Daí, a necessidade se formar multiplicadores na sociedade para a divulgação e ensino de práticas ambientalmente responsáveis.
Esta consciência do desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental, por meio dos quais homem e natureza integrados podem gerar resultados positivos, é uma conquista recente para sociedade. Não faz muito, o tema era tratado de forma quase romântica e ingênua. Mais especialmente na década de 80, com o surgimento dos valores “verdes”, acordou-se para a crescente divulgação da necessidade de cuidar do meio ambiente de forma integrada com o desenvolvimento econômico. .
Pensando assim, como educar pessoas para serem ambientalmente responsáveis?


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS DESAFIOS
A questão que se apresenta em debates é simplesmente o futuro da humanidade que depende, diretamente, da forma como a questão ambiental está sendo considerada por nós, como está sendo praticada por cada um de nós no nosso cotidiano.
O aumento da base da pirâmide econômica traz um novo desafio para o turismo, mais consumidores para a atividade. Daí a necessidade da criação de políticas públicas que cuidem de temas como conservação e educação ambiental. Os estudos recentes revelam que a escola e as crianças são os maiores multiplicadores dessa consciência Hoje, na maioria das escolas, o tema Meio Ambiente é tratado com relevância e as crianças entendem que o seu futuro e, consequentemente, o do planeta estão ligados às ações da sociedade no presente.
A Ent Entre os muitos indícios da nossa falta de consciência podemos elencar: a conduta desrespeitosa que vem sendo dispensada ao meio ambiente; a abundância de atos legislativos não cumpridos, nem sempre harmônicos, discrepantes diante da pouca ou quase nenhuma fiscalização; o crescimento desordenado das grandes cidades; o desmatamento descontrolado no interior; o lixo gerado pela nossa sociedade, tanto os resíduos de produção como os de consumo; a questão da reciclagem; a falta de tratamento de esgoto que é jogado in natura nos rios e nas praias; o alto índice de gazes pesados na atmosfera, (efeito estufa).
.
Com a crescente preocupação a global de se preservar os recursos naturais, é importante levar em consideração os aspectos culturais, a ponto de que, para alguns ambientalistas, “(...) o Brasil não se caracteriza, sem dúvida, pela tradição com a preocupação ambiental.” Exemplo na área do Turismo é o fracasso do projeto lançado na Bahia, na Costa do Sáuipe, onde foi erguido um grande complexo hoteleiro, com projetos de desenvolvimento local, totalmente avesso às necessidades da comunidade local por falta de um diagnóstico adequado. Não podemos esquecer que o Turismo lida com matérias muito complexas que vão desde a criação/viabilidade do projeto de edificação até seu impacto na localidade onde o empreendimento será implantado, independente da natureza do projeto.
Em outras palavras, ainda há muito que se trabalhar para tornar as práticas sustentáveis uma realidade no Brasil. Alguns projetos ambientais têm sido exitosos a partir da criação das Unidades de Conservação em áreas do Pantanal, onde flora e fauna estão preservados e passíveis de visitação pública de forma ordenada e economicamente viável .

Por, Sivia Madureira

Nenhum comentário:

Postar um comentário